Como Investir em PMEs com Segurança Usando Recebíveis de Cartão
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Leonardo Lopes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Com o avanço das plataformas digitais, credores têm à disposição um mercado promissor para oferecer crédito estruturado utilizando fluxos futuros como garantia
No atual cenário econômico brasileiro, pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam desafios constantes para investir em melhorias como expansão, equipamentos e estrutura. Juros elevados e inflação contribuem para frear o fluxo de crédito no mercado, já que o cenário turbulento causa redução de previsibilidade e aumentam o risco dos credores de não receberem pelo que emprestam ou vendem a prazo.
Segundo o Serasa Experian, 90% das empresas brasileiras são PMEs, porém, 68% não possuem operação de crédito em função da escassez de boas ofertas. Diante disso, os recebíveis de cartão surgem como uma ferramenta segura para credores financiarem o crescimento desse segmento de mercado. Não é apenas uma questão de capital, mas de estratégia em colaboração.
“Os recebíveis de cartão trazem segurança para qualquer operação de crédito. Eles garantem que o credor terá mais na adimplência, podendo oferecer taxas mais atrativas e um suporte financeiro flexível para as PMEs”, explica Adriano Joaquim, CEO da Cartular.
Mitigação de riscos e maior competitividade
Grupos que atuam no mercado financeiro e oferecem crédito — como FIDCs, securitizadoras, empresas de fomento mercantil Factoring e ESCs — trabalham com recebíveis de cartão, o que representa uma oportunidade de criar um diferencial competitivo em relação às linhas tradicionais dos bancos.
“O que torna essas operações tão interessantes para os credores é justamente a segurança e a previsibilidade. Eles conseguem alinhar ofertas às necessidades das empresas, enquanto minimizam seus riscos”, afirma o executivo.
Além disso, os credores não precisam limitar sua atuação a empresas com perfis robustos: “Não há um perfil mínimo de PME para que essas operações sejam viáveis. O importante é que o volume transacionado seja suficiente para arcar com a responsabilidade da operação, ou que uma taxa mais competitiva seja oferecida em comparação às alternativas que o empresário já utiliza”, afirma Adriano.
Integração simplificada
A adesão de novos clientes e a expansão da base atual nunca foram tão acessíveis para as empresas fornecedoras de crédito. Graças à tecnologia, existem plataformas digitais especializadas em recebíveis que oferecem suporte completo para operacionalizar essas transações de forma simples e segura.
Com a eliminação da complexidade do credenciamento e um ecossistema simplificado, credores de todo o país têm a oportunidade de gerar impacto real tanto em seus próprios negócios quanto no crescimento das pequenas e médias empresas. Ao apostar nesse formato, credores e fornecedores se posicionam como parceiros estratégicos, criando um ciclo virtuoso para o mercado.
“É um modelo que potencializa ganhos para todos os lados: credores crescerem com segurança e PMEs se desenvolvem com acesso a taxas justas e modelos maleáveis de financiamento”, finaliza Adriano.
Sobre a Cartular
A Cartular é uma Infratech fundada em 2019, especializada na gestão e registro de recebíveis de cartão. Atua como sub-registradora independente, conectando credores às registradoras autorizadas pelo Banco Central com eficiência, segurança e rastreabilidade. Por meio de uma plataforma digital integrada, simplifica operações de antecipação, garantia e cobrança de recebíveis para instituições financeiras, FIDCs, fintechs, varejistas e distribuidores. Saiba mais em: https://cartular.com.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>