Segurança no trânsito deve ser prioridade diária: assegure-se de voltar em segurança
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por Rodrigo Fujita, Vice-Presidente de Capacidades e Portfólio da Seguros Sura Brasil
Maio, um mês para focar em um problema constante: a segurança no trânsito. Estamos em um período de reforçar a conscientização e as ações que protegem vidas nas vias. Mas, e depois de maio? Esse compromisso deve ser esquecido? Não.
O Maio Amarelo, que nasceu em 2014 para chamar a atenção para as mortes e ferimentos na mobilidade, é um lembrete da urgência de agirmos. A escolha do mês remete à proclamação da ONU (Organização das Nações Unidas) da Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011, um marco que sublinhou a necessidade de medidas globais e contínuas.
Os números justificam um esforço permanente. O relatório Global Status Report on Road Safety 2023, da OMS (Organização Mundial da Saúde), revela que 1,19 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes, sendo que 50% dessas vítimas são consideradas vulneráveis – pedestres, ciclistas e motociclistas. A faixa etária entre 5 e 29 anos é a mais afetada.
No Brasil, a situação preocupa. Dados recentes do Atlas da Violência 2025 apontam para um aumento na taxa de mortalidade por acidentes, que alcançou 16,2 óbitos a cada 100 mil habitantes em 2023, um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. A cada hora, seis pessoas morrem em decorrência de sinistros nas vias brasileiras.
Um dado alarmante é o aumento de 12,5% nas mortes envolvendo motocicletas, atingindo 6,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2023. As motos, que representam 38,6% dos acidentes com falecimento, são um ponto de atenção, principalmente em estados como Piauí, Ceará e Alagoas, onde essa proporção ultrapassa a metade.
Para nós, na Seguros Sura, auxiliar na construção de uma mobilidade mais segura é mais que um complemento ao nosso negócio principal: é parte integral da nossa responsabilidade. Nosso time de Gerenciamento de Risco (ADR) promove continuamente treinamentos, palestras e campanhas que abordam temas como o uso do celular ao volante, a importância de respeitar os veículos menores e a necessidade de cuidar da saúde emocional dos motoristas. Além disso, incentivamos sempre o uso de tecnologias para prevenção de acidentes, como sensores de velocidade, sistemas antitombamento e de detecção de fadiga.
A segurança nas vias é uma responsabilidade compartilhada e contínua. Por isso, trabalhamos em parceria com nossos corretores e clientes, para oferecer soluções que minimizem os riscos de acidentes e protejam vidas em todos os meses do ano. Neste Maio Amarelo, o convite é para que cada um reflita sobre o seu papel e mude comportamentos com ações concretas ao longo do ano.
Assegure-se de voltar. Assegure-se de que todos voltem para casa sempre.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>