Logo
Imprimir esta página

Minha profissão vai acabar? Veja habilidades essenciais para se manter relevante até 2030

Minha profissão vai acabar? Veja habilidades essenciais para se manter relevante até 2030

Quais habilidades serão essenciais para os profissionais nos próximos anos

A cada dois anos, o relatório “O Futuro dos Empregos”, do Fórum Econômico Mundial, fornece uma visão sobre as transformações esperadas no mercado de trabalho global. O relatório aponta que até 2030, cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados em todo o mundo, enquanto aproximadamente 92 milhões de funções serão eliminadas devido à automação e digitalização. Isso representa um saldo positivo de 78 milhões de postos de trabalho, evidenciando que a tecnologia também traz oportunidades para a economia global. Por outro lado, setores que dependem fortemente de processos repetitivos e tarefas administrativas estão em risco. Profissões como operadores de caixa, assistentes administrativos e digitadores são algumas das mais vulneráveis à automação.

E se a sua profissão estiver na lista das que vão desaparecer?

Susana Azevedo, coach, especialista em desenvolvimento profissional e mudanças e sócia-proprietária da Quantum Development, explica que o primeiro passo é o profissional estar atento ao que se passa no mercado de trabalho. “A partir da consciência desses movimentos e dos riscos associados, podemos fazer uma gestão ativa de nossa carreira, de nosso desenvolvimento em termos de competências, habilidades, experiências e escolhas profissionais”. Ou seja, tomar as rédeas da própria carreira e estar adiantado às mudanças que podem ocorrer. Segundo a especialista, não há outro caminho a não ser a qualificação e a requalificação profissional. “A pesquisa destaca que cerca de 50% dos trabalhadores precisarão passar por esse processo de requalificação até 2025”, explica.

Susana sugere, ainda, que ao perceber essa movimentação que pode gerar o encerramento da sua função de trabalho, o profissional pode se adiantar ao processo e propor a busca por soluções juntamente ao seu gestor: “Mostrar iniciativa para se colocar ao dispor da organização para aprender e se adaptar a outras funções, em vez de esperar que a empresa traga soluções prontas ou ‘demissões’, ajuda a organização a nos perceber como alguém proativo”, destaca.

Em paralelo, esse profissional pode explorar outros interesses e buscar se requalificar, para tornar o currículo mais amplo e atrativo.

“Não podemos mais achar que é a empresa que vai cuidar da nossa carreira. Ela até pode se mostrar genuinamente preocupada e buscar caminhos, para não perder bons profissionais, mas nós continuamos sendo os responsáveis pela nossa evolução e jornada”, completa.

Apesar de muito citadas, não são apenas as competências técnicas digitais que vão garantir a continuidade das carreiras. Uma das habilidades mais valorizadas é ter um modelo mental de aprendiz. “Com certeza todos necessitamos de ter um nível de literacia digital e tecnológica mais alto, mas para lidar em cenários com tantas mudanças simultâneas e rápidas, precisamos primeiro desenvolver a habilidade de aprendizagem contínua”, explica Susana.

Ainda de acordo com o relatório “O Futuro dos Empregos”, habilidades conectadas a competências humanas cognitivas e socioemocionais serão as mais relevantes. Entre elas estão pensamento analítico, resiliência, flexibilidade e agilidade, liderança e influência social e empatia.

“Acredito em começar por um processo de autoconhecimento, a partir de coaching, por exemplo. Assim é possível ter clareza de suas aspirações pessoais e profissionais de curto, médio e longo prazo, além da sua visão aspiracional de futuro, de suas forças e talentos, de seus valores, de suas vulnerabilidades e pontos de desenvolvimento. Esse processo também identifica habilidades, experiências e atitudes que podem apoiar sua evolução e crescimento”, completa Susana.

Sobre a Quantum Development

Com foco no desenvolvimento de equipes de liderança de alta performance, a Quantum Development apoia seus clientes na sua profissionalização e na transformação da cultura organizacional em um mundo em constante evolução. Criada em 2021 pelas sócias-fundadoras Bianca Aichinger e Susana Azevedo, que possuem mais de duas décadas de experiência no mercado corporativo nacional e internacional, a Quantum Development tem em seu portfólio de clientes empresas como Grupo Leveros e Uappi.

Susana Azevedo, coach e sócia-proprietária da Quantum Development.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto