Aumento do Uso de Redes Sociais Corporativas como Ferramenta Estratégica de Comunicação Interna
Pesquisa da Progic demonstra aumento da intenção de investimento nesse meio de comunicação, que já é utilizado por 28,9% das empresas.
As redes sociais corporativas estão se consolidando como uma das principais apostas para melhorar a comunicação interna nas empresas. São plataformas digitais que funcionam de forma semelhante às redes sociais tradicionais, mas são usadas exclusivamente no ambiente corporativo e com objetivos profissionais - melhorando a integração dos colaboradores. Como ilustra a pesquisa CI Trends 2025, elas aparecem entre os canais com maior expectativa de investimento no ano, com 17,3% das intenções, ficando atrás apenas dos podcasts (26,3%) e da TV corporativa (18%). O levantamento mostra ainda uma leve queda no uso do WhatsApp como canal de comunicação interna (utilizado por 56,1% das empresas, 2% a menos que em 2024), apontando para uma migração em direção a plataformas mais interativas, segmentáveis e que permitem maior mensuração.
Nesse cenário, para Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil, não é possível pensar no futuro da comunicação interna sem considerar o papel dessas redes. “Com o uso do celular sendo tão predominante, seja no ambiente operacional ou nos escritórios, as redes sociais serão uma tendência para otimizar a comunicação interna das companhias e torná-la mais eficaz. Elas se tornam um meio de comunicação que traz muitos benefícios, já que, com a ferramenta, é possível divulgar notícias e novidades, compartilhar campanhas, inserir ações de gamificação e incentivar a participação em atividades”, garante o especialista.
Muitas organizações enfrentam dificuldades para alcançar todos os colaboradores, especialmente aqueles que não trabalham em escritórios ou que estão frequentemente em movimento. Por conta disso, em um mundo no qual as redes sociais fazem parte da rotina das pessoas, trazer essa dinâmica para o ambiente de trabalho torna a comunicação mais intuitiva e envolvente. Nesse cenário, essa tecnologia permite a divulgação de comunicados e avisos institucionais, lançamento de campanhas de endomarketing, pesquisas, enquetes e, até mesmo, a gamificação de processos. Ainda, por ser focada no cenário profissional e só os colaboradores terem acesso à ela, permite o engajamento entre times.
“É muito mais fácil se engajar em uma rede social. A própria palavra “engajar” já é diretamente associada com esses canais. Assim, não é difícil pensar que, da mesma forma que elas promovem a conexão de bilhões de pessoas, também podem incentivar a união no ambiente de trabalho. Especialmente, porque pode haver a promoção de um ambiente mais integrado em que diferentes setores se comunicam e interagem uns com os outros”, completa Igor.
Sobre a Progic
A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 15 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes e alcançando diariamente mais de 1.000.000 de pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo, e-mail e desktop, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>