Logo
Imprimir esta página

IRB (P&D): Desmatamento e Falhas Estruturais Agravaram Tragédia no Rio Grande do Sul

IRB (P&D): Desmatamento e Falhas Estruturais Agravaram Tragédia no Rio Grande do Sul

Área dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento do IRB(Re) reúne e analisa dados consolidados das enchentes que afetaram o estado em abril e maio do ano passado

Desmatamento, falha na gestão das comportas do rio Guaíba e bloqueio dos canais de escoamento agravaram a tragédia provocada pelas chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) entre abril e maio de 2024. É o que aponta relatório técnico detalhado pelo IRB(P&D), área com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento do IRB(Re). A análise, que reúne dados consolidados sobre a tragédia, destaca ainda a influência do fenômeno El Niño e o bloqueio atmosférico que manteve a alta concentração pluviométrica na região.

De acordo com o relatório, 2,4 milhões de pessoas foram impactadas pelas enchentes, que ocasionaram 58 mil solicitações de indenizações ao setor de seguros, totalizando R$ 6,04 bilhões em sinistros, segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

O IRB(P&D) ressalta que a reconstrução do RS exigirá esforços coordenados dos setores público e privado, assim como da sociedade civil. Segundo cálculos da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), a reconstrução pode exigir investimentos de até R$ 176 bilhões. Diante do cenário alarmante, o relatório evidencia a necessidade de políticas públicas mais eficazes para prevenir desastres climáticos. Medidas como o planejamento urbano sustentável, o reflorestamento e a melhoria da infraestrutura de drenagem são essenciais.

O relatório, que inaugura uma série de publicações do IRB(P&D), está disponível na íntegra no site do IRB(Re).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto