Logo
Imprimir esta página

Como o Reconhecimento Facial Está Transformando a Defesa Contra Fraudes Digitais

Combinada com inteligência artificial, prova de vida e camadas reforçadas de segurança, a biometria facial tem se mostrado um recurso eficiente para proteger as pessoas e seus dados. Entenda o porquê

Muitos brasileiros já estiveram cara a cara com o perigo digital. De mensagens falsas e golpes de WhatsApp a vídeos manipulados com inteligência artificial, os ataques virtuais se tornaram não só mais criativos, como mais difíceis de serem detectados. Segundo a Febraban, 36% das pessoas que moram no Brasil sofreram golpes bancários em 2024 e 86% afirmam ter medo de fraudes ou vazamentos de dados pessoais — uma reação natural, mas que pode ser evitada. E a melhor forma para isso é encarando a situação de frente. Literalmente.

Em uma realidade em que as fraudes digitais são cometidas com recursos cada vez mais sofisticados, como as deepfakes, é necessário combatê-las utilizando o mesmo nível de sofisticação. "A resposta é a nossa identidade. É o nosso rosto, que por meio da biometria facial se torna uma assinatura única e viva, que tem se mostrado a forma mais eficaz e precisa de proteger as pessoas", afirma Gabriela Dias, diretora de Produto e Segurança da Unico.

A especialista, que está no Web Summit Rio 2025 para palestrar justamente sobre o assunto, explica que, diferentemente de outros mecanismos de segurança, a biometria facial não se limita a reconhecer uma imagem estática. Ela exige que a pessoa esteja ali, presente e interagindo com a tecnologia, o que impede o uso de fotos, vídeos gravados ou deepfakes para burlar a autenticação.

Por trás dessa inovação, há um sistema avançado de inteligência artificial que analisa mais de 80 pontos nodais do rosto — como a distância entre os olhos, o contorno do nariz e a espessura dos lábios — e transforma essas informações em uma assinatura biométrica única, validada em tempo real com tecnologias de prova de vida. Trata-se de um avanço em relação a outros mecanismos como o reconhecimento facial.

Biometria facial X Reconhecimento facial: quais as diferenças?

Enquanto a biometria facial cria uma representação tridimensional e viva do rosto, com validação instantânea e segurança contra tentativas de fraude, o reconhecimento facial é uma tecnologia que verifica uma pessoa analisando e comparando características de imagens ou vídeos contra um banco de dados de fotos de faces já conhecidas.

“A biometria facial, junto a tecnologia de prova de vida, garante que há uma pessoa real do outro lado da tela, no exato momento da autenticação. Já o reconhecimento facial, por si só, pode ser enganado por uma imagem estática, e por isso é menos seguro em jornadas críticas”, resume Gabriela.

Prova dessa maior eficiência é o resultado medido a partir dos dados da Unico. Segundo a empresa, o uso de biometria facial contribuiu para evitar perdas superiores a R$ 3,2 bilhões somente em 2024. Mais do que uma medida de proteção, essa inovação representa uma mudança de paradigma. Afinal, ela é capaz de substituir:

- A incerteza por identidade viva;
- Os cadastros frágeis por verificação instantânea;
- E o medo digital por confiança baseada em dados.

Na era em que golpistas são capazes de manipular até a própria aparência de alguém, proteger-se com o que é único de cada pessoa — o próprio rosto — se tornou uma forma poderosa de dizer “essa identidade é minha, e de mais ninguém”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto