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Rock Encantech Lança o BES: Novo Índice de Engajamento do Consumidor no Varejo

Seara, Coca-Cola e Itambé foram as marcas com maior engajamento do consumidor no Brasil em fevereiro, segundo Ranking BES

A Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, acaba de lançar uma ferramenta estratégica para o varejo: o Brand Engagement Score (BES), índice que oferece um diagnóstico detalhado e contínuo sobre o comportamento dos consumidores, permitindo às marcas aprimorar sua estratégia comercial e fortalecer o relacionamento com o público.

Com divulgação entre os dias 10 e 15 de cada mês, o indicador combina diferentes aspectos comportamentais de compra dos shoppers. Ao todo, são quatro métricas: Share of Wallet, que mede a fatia do gasto do consumidor dentro de uma categoria destinada a uma marca específica; Share of Shoppers, que representa a proporção de consumidores que compram de determinada marca dentro da categoria; Share of Frequency, que analisa a frequência com que os consumidores escolhem uma marca ao longo do tempo; e Retenção, que avalia a fidelização dos clientes e sua permanência na base da marca.

Segundo André Penariol, CEO da Conecta da Rock Encantech, o BES foi criado para suprir uma lacuna no varejo, que muitas vezes não dispõe de indicadores objetivos para medir o engajamento do público com marcas específicas. “Juntas, as informações da ferramenta são capazes de promover um monitoramento preciso e em tempo real do impacto das ações das empresas nos clientes, dando lugar a conexões reais”, afirma.

O executivo ainda destaca que o indicador pode ser um grande aliado para que as marcas tomem decisões proativas. “Entendendo os movimentos do shopper, é possível antecipar tendências e identificar pontos de melhoria rapidamente, o que assegura um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI) das estratégias colocadas em prática”, complementa.

Ranking BES de março

A pontuação de cada marca é uma métrica que varia de 0 a 100 pontos, resultante dos dados nacionais de Share of Wallet, Share of Shoppers, Share of Frequency e Retenção de cada uma ao longo do mês.

Em março de 2025, a Seara liderou o Brand Engagement Score (BES), atingindo uma pontuação de 95,0. A marca se destacou principalmente pelo seu alto Share of Shoppers (quantidade de consumidores que compram a marca vs o total do mercado), reflexo de sua ampla penetração e fidelização nas categorias do mercado alimentar, o que lhe permite captar a maior parcela de consumidores no varejo. Além disso, a Seara apresenta um Share of Wallet (o quanto o consumidor da categoria gasta na marca) superior ao de suas principais concorrentes, evidenciando a forte preferência dos seus compradores pela marca.

Apesar da liderança da Seara, a marca perdeu em retenção neste mês para a Coca-Cola, que ocupa a segunda colocação no BES, com 94,1 pontos. O desempenho da Coca-Cola evidencia sua excepcional capacidade de fidelização, mantendo seus consumidores altamente engajados, mesmo sem liderar em Share of Shoppers.

Na terceira posição, a Itambé obteve uma pontuação de 93,2, destacando-se pelo maior Share of Frequency (que mede a presença da marca no total de compras das categorias em que atua). O desempenho da Itambé reforça a alta recorrência de compra dos seus produtos, impulsionada por um portfólio robusto de itens de rápido consumo, como leite UHT, iogurtes, creme de leite e leite condensado.

Confira a seguir o primeiro ranking completo de marcas e suas respectivas pontuações do BES de março, divulgado pela Rock Encantech:

Seara - 95,04
Coca-Cola - 94,06
Itambé - 93,17
Sadia - 91,90
Colgate - 91,89
Ypê - 91,30
Italac - 90,69
Piracanjuba - 89,85
Yoki - 89,73
Nestlé - 88,90

Abaixo, temos os rankings de janeiro e fevereiro, para fins comparativos:

Fevereiro:

Seara - 95,18
Coca-Cola - 94,50
Itambé - 93,02
Colgate - 91,92
Sadia - 91,84
Ypê - 91,32
Italac - 91,00
Bauducco - 90,32
Piracanjuba - 90,23
Yoki - 90,20

Janeiro:

Seara - 95,24
Coca-Cola - 94,53
Itambé - 92,77
Colgate - 91,98
Sadia - 91,77
Ypê - 91,36
Bauducco - 91,23
Italac - 91,09
Yoki - 90,41
Piracanjuba - 90,19

BES x NPS: duas métricas complementares para o varejo

Diferente do Net Promoter Score (NPS), que mede a percepção e intenção do consumidor por meio de pesquisas de satisfação, o BES analisa o comportamento real de compra com base em dados transacionais. Enquanto o NPS fornece um importante termômetro qualitativo sobre a experiência do cliente, o BES oferece um monitoramento contínuo e baseado em comportamento real, identificando tendências de retenção, participação de mercado e recorrência de compra.

“O NPS é uma métrica essencial para medir a lealdade percebida pelo cliente, enquanto o BES complementa essa análise ao traduzir o engajamento do consumidor em dados concretos sobre suas ações de compra”, explica Penariol. Dessa forma, marcas e varejistas podem cruzar essas informações para entender não apenas o que o cliente sente, mas também como ele de fato se comporta no ponto de venda, ajustando suas estratégias de forma mais precisa e mensurável.

Além disso, o BES se diferencia por sua abordagem granular, acionável e antecipatória, permitindo que as marcas identifiquem exatamente onde estão os desafios em retenção e engajamento, atuem rapidamente para corrigir quedas no share de consumidores e adaptem estratégias de aquisição e fidelização com base em sinais precoces de mudança no comportamento dos shoppers. Seu formato contínuo possibilita ajustes em tempo real, garantindo que empresas de qualquer segmento, desde supermercados a marcas premium, otimizem suas decisões comerciais com maior precisão e previsibilidade.

Dados no varejo

A novidade da Rock Encantech responde a uma das principais demandas do varejo moderno: a necessidade de usar dados para personalizar as estratégias de engajamento. De acordo com a pesquisa “Radar da Transformação Digital no Varejo – Brasil 2024”, da BIP, 83% dos varejistas reconhecem a necessidade de aprimorar o uso de dados da jornada e do feedback dos clientes, enquanto outros 83% afirmam que precisam colocar o consumidor no centro das suas ações estratégicas.

“Com o avanço tecnológico e o aumento das opções de compra, o consumidor espera interações mais personalizadas e relevantes”, afirma Penariol. “Ferramentas como o BES permitem que as empresas estruturem estratégias comerciais mais assertivas, baseadas no real comportamento de consumo, promovendo a retenção e o crescimento sustentável da marca.”

Estudos da consultoria McKinsey & Company reforçam essa tendência: a personalização avançada pode aumentar as receitas de uma empresa em até 15%, além de melhorar a eficiência da área de marketing em 30%.

Diante disso, o executivo ressalta o impacto do uso da tecnologia e da inteligência de dados pelo varejo: “Nenhuma marca se destaca sem tomar decisões apoiadas em dados. Hoje, o uso inteligente da tecnologia é o que permite às empresas entender quem são as pessoas por trás das compras e como influenciá-las de forma estratégica”, conclui.

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. Composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (loyalty), marketplaces para programas de loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.

Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, material de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers e mercado de luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.


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