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Eventos Corporativos se Consolidam como Estratégia de Branding para Empresas

O diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech - (Foto Divulgação Panda) O diretor de operações e marketing da Panda Inteligência em Eventos, Eduardo Zech - (Foto Divulgação Panda)

Por meio de experiências imersivas, personalização e inteligência de mercado, empresas reforçam identidade e ampliam conexões com o público

Em um mercado cada vez mais competitivo e orientado pela experiência do consumidor, os eventos corporativos deixaram de ser apenas momentos pontuais de encontro para se tornarem plataformas estratégicas de branding. É o que defende Eduardo Zech, diretor de marketing e operações da Panda Inteligência em Eventos, empresa especializada na criação de experiências corporativas com foco em construção de marca.

“Trabalhamos tendo o objetivo de marca do cliente como principal diretriz, observando seus atributos, valores, comportamentos e mensagens-chave que desejam transmitir”, explica Zech. Segundo ele, cada detalhe de um evento — da cenografia à linguagem visual — pode e deve ser utilizado como ponto de contato emocional com o público, reforçando o posicionamento e os valores da marca.

Para a Panda, a jornada de planejamento de um evento começa com um mergulho profundo na identidade e no momento estratégico do cliente. A partir disso, são construídas experiências sensoriais, visuais e interativas que buscam não apenas visibilidade, mas a vivência autêntica da marca. “A ideia é sempre gerar relevância, diferenciação e aumentar o impacto, através da geração de reputação positiva”, afirma o executivo.

Do físico ao digital - A empresa também aposta em estratégias digitais como forma de amplificar o alcance dos eventos e prolongar seu impacto. “Pensamos conteúdo para antes, durante e depois do evento, através de uma régua de contato. Além disso, apostamos em experiências instagramáveis, parcerias com influenciadores, hashtags e ativações digitais”, relata Zech.

Essa integração entre o físico e o digital, chamada de experiência phygital, é vista pela Panda como uma tendência essencial para os próximos anos. “Eventos presenciais seguem sendo insubstituíveis na criação de vínculos humanos. Mas hoje, o digital amplia o alcance e a longevidade do evento. Acreditamos que o presencial e o digital andam juntos para criar experiências completas”, destaca.

Branding com resultado - Longe do improviso, a construção de branding via eventos exige planejamento e mensuração de resultados. A Panda utiliza análise de dados, benchmarking, KPIs e até indicadores de impacto local para avaliar o sucesso dos projetos. “Medimos desde engajamento, interações nas ativações e percepção de marca, até o desenvolvimento de território, como geração de empregos e receita local”, diz Zech.

Casos como os projetos realizados para a Anglo American e a Localiza ilustram a força do evento como ferramenta de posicionamento. No segundo caso, segundo Eduardo, o conceito criado para o evento foi tão alinhado ao propósito da empresa que se tornou decisivo para a escolha da Panda como agência responsável.

Cultura de marca - Para empresas que ainda não utilizam eventos como ferramenta de branding, o recado da Panda é direto: comece com propósito. “Antes de pensar no formato, pense no porquê. Que mensagem você quer passar? Que sensação quer gerar?”, aconselha Zech. E conclui: “Eventos são vividos com o corpo, com a emoção e com os sentidos. Quando uma marca proporciona uma experiência especial, ela deixa de ser apenas um nome e passa a ocupar um lugar na memória afetiva do público”, garante.


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