De inimiga à parceira: como a IA se tornou uma aliada importante na rotina das empresas?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Thalita Guimarães
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Cristovão Wanderley, CTO e sócio-diretor da Stratlab, especialista em tecnologia e dados
A IA já não é mais uma solução futurista. Para termos uma ideia, os primeiros sistemas de Inteligência Artificial foram desenvolvidos na década de 1950, com o famoso Alan Turing. Depois veio a IA Generativa, no fim dos anos 2010 (há 15 anos), com avanços no aprendizado profundo, e ela é apenas um dos formatos dessa tecnologia.
No entanto, a verdadeira revolução aconteceu quando ela se tornou acessível e passou a fazer parte do nosso dia a dia. Desde então, é cada vez mais comum vermos a Inteligência Artificial Generativa se tornar mais presente no cotidiano de diferentes profissões.
Mesmo que já estejamos acostumados a lidar com a IA na rotina profissional, a utilização dela nos processos traz alguns desafios. Assim, experimentar, testar e monitorar representam ações que ainda são o melhor caminho para adotar a tecnologia que vai, sim, gerar resultados melhores para as empresas.
É isso o que mostra o estudo “LinkedIn Work Change Report”, do LinkedIn, ao trazer dados que reforçam o papel da IA para reformular carreiras, habilidades e a maneira como os processos acontecem. E para quem trabalha com marketing e vendas, isso exige encontrar novas formas de se conectar com clientes, além de otimizar processos.
Quem está investindo em IA já começou a colher os frutos dessa prática. Segundo o relatório, 51% das empresas que adotaram IA Generativa viram suas receitas crescerem pelo menos 10%. E com 88% dos altos executivos focados em acelerar essa adoção em 2025, o impacto dessa tecnologia só vai aumentar com o passar do tempo.
Isso significa explorar ferramentas que ajudam a potencializar a eficiência, melhorar a prospecção e criar conexões mais significativas com os clientes. No entanto, a demanda por novas habilidades deve se tornar mais frequente, o que deve fazer novas profissões surgirem no mercado.
O mesmo levantamento aponta que mais de 10% das funções que existem hoje nem estavam no radar no ano 2000, como engenheiro de IA, uma das profissões que mais cresce no mundo. Com tantas mudanças no mercado de trabalho, precisamos estar prontos para nos reinventar e acompanhar essa evolução.
Afinal, até 2030, 70% das competências exigidas no mercado vão mudar, e a IA é um dos grandes motores dessa transformação.
No LinkedIn, o ritmo com que profissionais adicionam novas habilidades ligadas a essa inovação ao perfil aumentou 140%, incluindo competências técnicas e interpessoais, como liderança e comunicação. Acompanhar essa mudança faz toda a diferença para continuar relevante e construir times preparados para o futuro.
O estudo do LinkedIn ainda revela que 89% dos Chief Revenue Officers (CROs) consideram essencial acelerar a adoção de IA em 2025. Mas, por mais avançada que a tecnologia esteja, ela ainda não pode comparecer a reuniões no lugar das pessoas. O segredo é usá-la de forma estratégica para potencializar o trabalho humano e não para substituir o que só nós sabemos fazer: criar conexões genuínas.
Vale a pena olhar para trás e ver tudo o que aprendemos no último ano. O LinkedIn registrou mais de 20 milhões de vendedores ativos na plataforma e mais de 1 bilhão de novas conexões feitas em todo o planeta.
Grandes cidades como Nova York, Londres, Los Angeles, São Francisco e Paris foram as mais movimentadas para negócios. E não surpreende que o curso mais estudado no LinkedIn Learning tenha sido “O que é IA Generativa?”.
Olhando para o futuro, a grande pergunta é: estamos preparados para aproveitar todas as oportunidades que a IA traz?
A história mostra que a inovação sempre redefiniu o mercado de trabalho. E eu acredito que neste momento não será diferente. Precisamos nos adaptar, aprender e liderar essa mudança para garantir que a tecnologia jogue a nosso favor. No fim das contas, o futuro do trabalho não será definido apenas pela IA, mas pela forma que escolhemos usá-la.
Sobre Cristovão Wanderley - CTO e sócio-diretor da Stratlab, especialista em tecnologia e dados e participante do programa LinkedIn Creators
Cristovão Wanderley é CTO e sócio-diretor da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital. É especialista em análise de dados para que informações sejam traduzidas em ações que resultem em aumento de ROI, receita e geração de leads. Desde 2023 faz parte do grupo Editorials do LinkedIn.
Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data - todos pela Escola Superior de Propaganda e MKT (ESPM), Wanderley tem ainda larga experiência em Growth Strategy, SEO estruturado para vendas e Social Selling. É coautor do livro Thought Leadership: muito além da influência.
Sobre a Stratlab
A Stratlab é uma martech (empresa de tecnologia em marketing) que desde 2014 integra equipes multidisciplinares e ferramentas avançadas para contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de negócios no ambiente digital. A empresa tem como principal objetivo empoderar os clientes em marketing digital, nas vendas estratégicas para mercados B2B e em Customer Experience (CX), garantindo a presença das marcas com inteligência em diferentes mídias profissionais. Ao longo da sua trajetória, a Stratlab já implementou com sucesso estratégias em mais de 300 empresas, com mais de R$ 150 milhões em negócios realizados, envolvendo mais de 10 mil profissionais. Para mais informações, acesse: www.stratlab.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>