Escaneamento intraoral substitui moldes tradicionais e elimina desconforto em consultórios odontológicos
Tecnologia oferece mais conforto, precisão e agilidade em tratamentos odontológicos
O escaneamento intraoral está transformando a experiência nos consultórios odontológicos ao substituir os incômodos moldes tradicionais, feitos com a popular “massinha”. A nova tecnologia elimina o desconforto comum do procedimento, especialmente para crianças e pacientes com sensibilidade, como o reflexo de ânsia.
O exame utiliza câmeras 3D que capturam imagens detalhadas da arcada dentária e da cavidade bucal, gerando modelos digitais de alta precisão. Além do conforto, o escaneamento intraoral traz ganhos clínicos importantes: reduz o tempo total de tratamento, elimina etapas manuais, como a moldagem física, e permite ajustes mais eficazes.
Com a precisão das imagens, é possível identificar problemas que passariam despercebidos em moldes convencionais, como microfraturas e desalinhamentos sutis, resultando em diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais assertivos.
“A tecnologia beneficia, principalmente, tratamentos como a ortodontia com alinhadores invisíveis, próteses dentárias, implantes e restaurações estéticas, como coroas e facetas. A personalização é feita de forma milimétrica, garantindo melhor encaixe, funcionalidade e estética”, afirma Dr. Marcus Azevedo do Amaral, coordenador técnico da Clínica Omint Odonto e Estética, que oferece esse serviço.
Outro benefício importante está na prevenção e no diagnóstico precoce de cáries e desgastes, pois as imagens 3D revelam detalhes que antes só eram visíveis em exames mais avançados. O escaneamento também auxilia na confecção de placas intraorais para o tratamento do bruxismo e em cirurgias guiadas por computador, aumentando a segurança em implantes e reduzindo riscos.
Além da alta precisão, o escaneamento intraoral se destaca por evitar a repetição de exames e tornar o processo mais interativo. Durante o procedimento, o paciente pode acompanhar, em tempo real, a formação do modelo digital da própria boca em uma tela. Esse recurso visual contribui para o engajamento no tratamento — e, no caso das crianças, pode até trazer um aspecto lúdico, ajudando a reduzir o medo ou a ansiedade.
Para Dr. Marcus, a tendência é que o escaneamento intraoral evolua ainda mais, transformando a experiência dos pacientes com a ajuda da inteligência artificial, para diagnósticos mais ágeis e assertivos. “Há uma expectativa para o uso de impressoras 3D com materiais biocompatíveis, que permitirão criar restaurações personalizadas de forma ainda mais ágil”, destaca.
Serviço
Clínica Omint Odonto e Estética
UNIDADE VILA OMINT | CRO: 23599
Rua Franz Schubert, 33 - Jd. Paulistano - SP
Responsável Técnico: Ana Paula de Freitas Ravanini – CRO 50108
UNIDADE BERRINI | CRO: 032253
Rua James Joule, 92 - Berrini - SP
Responsável Técnico: Milton Maluly Filho - CRO: 38955
Saiba mais em www.omint.com.br/clinica-odontologica
Sobre a Clínica Omint Odonto e Estética
Referência absoluta no Brasil quando o assunto é saúde de alto padrão, o Grupo Omint inaugurou em 1999 a Clínica Omint Odonto e Estética trazendo para esse segmento uma qualidade até então inédita no País, com investimento em tecnologia, controle de qualidade e biossegurança. A Clínica Omint, com duas unidades em São Paulo, possui a certificação JCI (Joint Comission International), o mais importante selo de qualidade mundial para instituições de saúde, sendo a primeira clínica odontológica brasileira a conquistar este reconhecimento.
Saiba mais no site da Clínica Omint Odonto e Estética.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>