Logo
Imprimir esta página

IA: como as mulheres podem impulsionar seu desenvolvimento?

IA: como as mulheres podem impulsionar seu desenvolvimento?

Por Patrícia Côrrea

Uma coisa é fato: a tecnologia vem moldando as perspectivas do futuro em um ritmo acelerado, e a Inteligência Artificial (IA), sem dúvidas, é a protagonista desse movimento. No entanto, à medida que esse recurso ganha espaço no nosso cotidiano, cabe uma reflexão importante: quem são os profissionais por trás desses algoritmos?

Segundo o relatório "Os efeitos da inteligência artificial na vida profissional das mulheres", da UNESCO, apenas 29% dos cargos de pesquisa e desenvolvimento em ciências são ocupados por mulheres. O dado choca, mas também reforça a importância de falarmos sobre a equidade e a diversidade de colaboradores na criação de uma nova tecnologia. Isso porque, assim como todo recurso, a IA não é algo que surge do nada, mas é treinada com dados históricos, organizados por pessoas, com base em contextos sociais e, inevitavelmente, seus vieses.

Quando mulheres participam da criação de tecnologias, é acrescentada uma nova perspectiva, tendo em vista que elas trazem novos questionamentos, novas referências e diferentes sensibilidades. Além disso, o público feminino tem ainda a capacidade de enxergar lacunas invisíveis e propor soluções amplas, eficientes e inovadoras.

E, por falar em inovação – algo que tem sido constantemente abordado – esse pilar só nasce a partir do encontro de diferentes experiências, vivências e pontos de vista. Sendo assim, equipes formadas por grupos diversos, de diferentes gêneros, idades e etnias, conseguem construir soluções robustas e eficientes.

No caso da Inteligência Artificial, esse posicionamento ganha ainda mais relevância, partindo do princípio de que o sistema ajuda a tomar decisões com base no aprendizado obtido na análise de dados e comportamento dos usuários. Sendo assim, ao incluir mulheres no desenvolvimento dessa tecnologia, é possível garantir que ela reflita a diversidade humana.

Diante desse panorama, é essencial que, cada vez mais, esse tema seja levado às organizações para que adotem estratégias que visem ampliar a participação feminina no desenvolvimento da IA. É a partir desse direcionamento que será possível, de fato, realizar uma verdadeira mudança e, principalmente, impulsionar ainda mais o desempenho dessa tecnologia, que vem sendo o carro-chefe da transformação digital — de forma equilibrada, segura e com capacidade de atender às necessidades específicas do público global.

O mercado está cada vez mais globalizado. Sendo assim, incentivar a participação das mulheres no desenvolvimento da IA não só elimina os preconceitos, mas também ajuda a potencializar os ganhos que essa tecnologia pode oferecer para todos. Por isso, reconhecer o papel feminino no processo de transformação não é apenas algo ético, mas, sem dúvidas, estratégico.

Patrícia Corrêa é diretora executiva na Sankhya.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto