Ecommerce: confira quatro dicas para aumentar as vendas o ano todo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Eric Fujita
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Uso estratégico de IA, Marketing Conversacional e WhatsApp como ferramenta de conversão são algumas das dicas da RD Station
Com um faturamento previsto de mais R$ 234 bilhões em 2025 - um crescimento acima de 15% em relação a 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) -, o ecommerce brasileiro está evoluindo e adotando novas tecnologias para continuar numa trajetória de alta e atender com agilidade consumidores cada vez mais digitalizados. Ainda de acordo com a entidade, para este ano é previsto o ticket médio de R$ 539,28 e três milhões de novos compradores.
Datas sazonais, como o Dia do Consumidor e Dia das Mães, impulsionam as vendas, porém estratégias como automação de marketing para recuperação de carrinhos abandonados, uso do WhatsApp como ferramenta de conversão, Inteligência Artificial para sugestões de compras personalizadas, entre outras, podem ser utilizadas o ano todo.
“Em nossa pesquisa Panorama de Marketing e Vendas, vimos que existe um cenário desafiador para o e-commerce nacional: apenas 25% das empresas do setor bateram as metas de vendas e 70% do que é vendido no e-commerce nacional é via marketplaces. Sabemos do custo elevado de aquisição de clientes neste mercado via Ads e o desafio é aumentar as vendas a partir de automação de marketing partindo da base de cliente que o e-commerce já possui. A expectativa de aumento de vendas usando soluções de automação e campanhas é de aproximadamente 20% do faturamento, sem investimento adicional em Ads, apenas usando os dados do seus clientes para ajudá-los a comprar as ofertas que ele deseja.”, explica Pedro Henrique Almeida, diretor-executivo de Negócios Digitais da TOTVS/RD Station.
Confira quatro dicas da RD Station para conquistar novos clientes e aumentar as vendas da sua loja virtual:
1 - Utilize a Inteligência Artificial em seus processos
A Inteligência Artificial (IA) tem sido aplicada com bastante ênfase no ecommerce. Segundo o último Panorama de Marketing e de Vendas realizado pela RD Station, 55% das equipes de marketing usam IA nesse segmento, sendo a criação de conteúdo, personalização de campanhas e planejamento as principais atribuições.
Além disso, a IA pode ser usada como uma maneira de melhorar e personalizar a experiência do consumidor. A aplicação ocorre a partir do comportamento de navegação de cada cliente, a ponto de assistentes virtuais recomendarem produtos com base nesse histórico de visitas. Com linguagem natural, o assistente poderá ajudar o visitante de uma loja virtual em todo o seu processo de compra, sendo capaz de ler todo o catálogo de produtos da loja (descrição, preço, características do produto e até a foto), tirar dúvidas, além de realizar o gerenciamento de seu carrinho de compras.
Outra forma é usar o Chatbots com IA aplicada para esclarecimento de dúvidas mais comuns ou criar descrições mais detalhadas sobre um determinado produto aos clientes. Dessa forma, aumenta a jornada de compra do consumidor e, consequentemente, as chances para converter o atendimento em venda.
2 - Use o WhatsApp como ferramenta de conversão
Também conhecido como marketing conversacional, essa estratégia se transformou de um simples canal de atendimento para algo fundamental em toda a jornada de venda junto ao consumidor, já que estreita o relacionamento com o cliente por meio do WhatsApp. Deste modo, o varejista pode adotar iniciativas importantes, como criar comunidades específicas para divulgar suas ações, como promoções, ofertas e descontos.
Outra dica é automatizar o atendimento ao consumidor por meio do aplicativo, via chatbots e respostas rápidas. Isso vai permitir às empresas atenderem simultaneamente, com qualidade e, ao mesmo tempo, garante interações ágeis e eficientes. A automatização tem crescido consideravelmente, tanto que 78% das empresas de E-Commerce utilizam o WhatsApp nas estratégias de marketing, segundo o Panorama de Marketing e Vendas.
3 – Faça a personalização de campanhas
A segmentação permite que você se destaque oferecendo o conteúdo certo para as pessoas certas, no momento certo. As empresas conseguem criar determinados públicos com suas preferências e padrões de comportamento para direcionar anúncios mais assertivos sobre produtos que se encaixam nos referidos perfis e, consequentemente, possam reverter em mais vendas.
Para adotar essas iniciativas de forma certeira, as lojas virtuais podem recorrer a ferramentas que automatizam os fluxos de marketing, assim é possível segmentar por leads que não compram há determinado período de tempo e incentivar a recompra, segmentar por pedido pago + sku/categorias de produtos com compra recorrente e automatizar envios e até mesmo informar as novidades segmentando pelas categorias compradas.
4 – Aposte na multicanalidade
Quanto mais canais você utilizar para alcançar seu público, maiores serão as chances de conversão.
Divulgue suas ofertas nos canais certos: Redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e SMS são essenciais para garantir que suas promoções cheguem ao público ideal.
Crie um senso de urgência: Ofertas relâmpago e estoques limitados incentivam compras imediatas e aumentam sua taxa de conversão.
Aposte no SMS para conversões rápidas: Com uma taxa de abertura de até 98%, o SMS é ideal para lembrar seus clientes sobre promoções e incentivá-los a comprar na hora.
Esses canais também são eficazes para recuperar carrinhos abandonados, persuadindo o cliente a concluir a compra. Para isso, diversas plataformas de marketing oferecem funcionalidades que automatizam esses disparos, transformando desistências em vendas concluídas.
Sobre a RD Station
A RD Station é líder no mercado brasileiro em soluções tecnológicas para marketing, vendas e e-commerce. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas e sua divisão de conteúdo, mídia e educação, impulsiona o desenvolvimento de pequenas e médias empresas do Brasil, que fazem a economia do país crescer. Com 50 mil clientes, em mais de 60 países, em 2021 foi adquirida pela TOTVS na maior transação de M&A privada de software do país, marcando a consolidação da unidade de negócio de Business Performance da companhia, que oferece soluções focadas no aumento de vendas, competitividade e desempenho dos negócios por meio de soluções de Marketing Digital, Digital Commerce e Customer Experience (CX).
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