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Homens pedem salário 77% maior do que mulheres para ocuparem cargos de diretoria, aponta Grupo Hub

Levantamento também revela que mulheres se candidatam menos a vagas de liderança do que homens

Homens dominam as candidaturas para cargos de liderança, representando cerca de 60% das vagas abertas para gerência e coordenação e 53,2% das de diretoria. Os dados são de levantamento realizado pela plataforma Hub Labs, do Grupo Hub, consultoria de RH especializada em recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, com base em 2.789 candidatos. Desses, 936 se candidataram para coordenador, 1.806 para gerente e 47 para diretor. Em relação à pretensão salarial, a diferença é notável: homens solicitam, em média, 77% a mais que as mulheres para posições de diretoria (R$ 20.010,04 contra R$ 11.295,45). Já para as posições de gerência, a discrepância é de 8,3% (R$ 18.323,35 contra R$ 16.921,38), enquanto para coordenação, mulheres tem pretensão ligeiramente maior (R$ 13.844,57 versus R$ 13.692,86).

Quando analisada a remuneração média dos candidatos, a diferença salarial também é significativa entre homens e mulheres aspirantes a vagas de liderança. Homens que se candidatam a cargos de diretoria ganham, em média, cerca de 60% a mais que as mulheres (R$ 16.806,27 versus R$ 10.510,27). Para os cargos de gerência a diferença chega a 42% (R$ 9.618,88 versus R$ 6.781,81), e para os de coordenação 17,6% (R$ 5.575,21 versus R$ 4.736,48). Foram analisadas posições em cinco setores da economia, como varejo, bens de consumo, indústria, agronegócio e tecnologia.

Segundo Inara França, gerente de RH do Grupo Hub, os achados revelam que as mulheres evitam se candidatar a vagas onde existe o risco de rejeição por não atenderem 100% dos requisitos. “É comum ouvirmos que as meninas amadurecem antes dos meninos, mas, na verdade, elas apenas são cobradas e corrigidas com mais rigor desde cedo, enquanto os meninos têm mais liberdade para errar e aprender com o tempo. No mercado de trabalho, isso se reflete em um padrão onde muitas mulheres só se candidatam a oportunidades quando sentem que estão 100% preparadas, enquanto os homens se arriscam mais. Os homens olham para uma vaga e pensam ‘eu consigo aprender o que falta’, enquanto as mulheres pensam ‘se eu não atender a todos os critérios, talvez eu não seja boa o suficiente’", analisa.

Quando a mulher busca uma nova oportunidade, continua Inara, a referência salarial de seu trabalho tende ainda a ser influenciada pelo que ela já recebe. “Se uma mulher já vem de um histórico de salários mais baixos, ela tende a pedir menos. Se a empresa aceita esse valor sem revisão, a disparidade continua. Esse é um ciclo autorreprodutivo que mantém a desigualdade salarial e é importante dizer que o mercado não vai quebrar este ciclo sozinho. Ele precisa ser quebrado de forma estratégica e intencional pelas empresas”, complementa.

Disparidade salarial também atinge cargos de analista

Já em relação aos cargos de analista, a situação se inverte, com mulheres respondendo por 58,3% do total de 3.178 candidaturas. E embora a remuneração média do público feminino que se candidata a vaga seja maior (R$ 6.455,69), representando quase o dobro da do público masculino (R$ 3.281,91), ainda assim, homens pedem cerca de 6,24% a mais (R$ 8.246,78 versus R$ 7.762,49).

“Este dado reflete uma série de fatores culturais e sociais, incluindo expectativa de gênero e valorização diferenciada das competências entre homens e mulheres. É uma situação que reforça a necessidade de políticas de equidade salarial mais robustas e ações afirmativas que promovam qualidade nas condições de remuneração e plano de carreira para ambos os gêneros”, finaliza Victor Fazzio, sócio sênior do Grupo Hub.

Sobre o Hub Labs:

Baseado em inteligência artificial, ciência e análise de dados, o Hub Labs é uma plataforma que funciona como um orquestrador de processos de recrutamento e seleção, otimizando a gestão de banco de talentos e aprimorando a experiência dos departamentos de RH. Além de trazer clareza para o ciclo de vida dos processos seletivos, a ferramenta conta ainda com um módulo de interação do usuário com o próprio sistema.

Sobre o Grupo Hub:

Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas. Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de 10 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.


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