Logo
Imprimir esta página

Fortalecer a cultura da empresa é antídoto contra pedidos de demissão e exposição em redes sociais

FOTO: Pixabay FOTO: Pixabay

Especialista pondera que é necessária uma análise interna dos pontos culturais mais frágeis e dos que são importantes e fundamentais para a organização

A era das redes sociais potencializa um fenômeno conhecido como “revenge quitting” ou, em português, demissão com vingança: os colaboradores não apenas pedem demissão de seus empregos, como, também, vão às redes sociais expor os pontos negativos do trabalho. Formado em administração e especialista em Recursos Humanos (RH), Guilherme Silva, sócio fundador da Forward, afirma que fortalecer a cultura e a compreensão de onde a empresa quer chegar, alinhando pontos como missão, visão e valores, são algumas estratégias para evitar que isso aconteça.

“A grande chave para o equilíbrio é o fortalecimento de cultura, o entendimento de onde a empresa quer chegar, relacionado aos seus pontos voltados à missão, visão e valores, mas, sobretudo, alinhar o propósito daquilo que os colaboradores buscam para suas vidas e carreiras. Então, é trazer o alinhamento e o equilíbrio cultural entre comunidade, pessoas, colaboradores e empresa”, ressalta Guilherme Silva. De acordo com o especialista, o modo de trabalho mais afetado é o regime CLT. “Nós temos cerca de 40% das pessoas pedindo demissão por insatisfação em relação à cultura da empresa”, aponta.

De acordo com Guilherme, a nova geração de mão de obra deseja flexibilidade de horários e sofre com uma má gestão por parte das lideranças corporativas. “Alguns outros quesitos internos tornam a cultura empresarial tóxica, se podemos dizer dessa forma. E o pior cenário é que, no Brasil, os indivíduos estão indo para a rede social com publicações que expõem os pontos negativos ou que causaram insatisfação para os trabalhadores daquela empresa. É uma exposição da imagem empregadora muito ruim”, avalia.

Para evitar situações como essa, o especialista pondera que é necessária uma análise interna dos pontos culturais mais frágeis e dos que são importantes e fundamentais para a organização. “A partir daí, a gente desenvolve uma capacitação das lideranças que serão os disseminadores dessa cultura. Também fazemos um entendimento de perfil comportamental de cada indivíduo, para observar o alinhamento em relação a essa cultura. E, por fim, a gente também faz um benchmark para entender o que, de fato, os indivíduos estão buscando, o que os colaboradores buscam no mercado”, aponta.

Nesse sentido, Guilherme ressalta a importância de a cultura da empresa se adaptar às pessoas e não o contrário. “Devemos buscar manter a essência do negócio, mas atualizar e adaptar a cultura organizacional e não obrigar as pessoas a se moldarem à cultura da empresa. Assim, teremos as melhores pessoas e, além de tudo, satisfeitas com o trabalho. Isso é o mais importante para o fortalecimento da imagem empregadora”, ressalta o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto