Brasil registra maior taxa de empreendedorismo dos últimos anos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Mariana Martins
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O estudo revela que aproximadamente 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em atividades empreendedoras
O Brasil alcançou a maior taxa de empreendedorismo dos últimos quatro anos, atingindo 33,4% em 2024. O dado faz parte do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), levantamento conduzido pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe).
O estudo revela que 13,3% dos novos negócios abertos em 2024 são de pessoas com mais de 55 anos, além disso, aproximadamente 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em atividades empreendedoras.
Segundo o mentor de empresários André Minucci, o crescimento reflete um movimento impulsionado por diferentes fatores. “Observamos um amadurecimento do empreendedor, alavancado pela digitalização dos negócios, pelo fortalecimento do marketing digital e pelo acesso ampliado à informação e capacitação. Pequenos e médios empreendedores estão cada vez mais preparados para estruturar suas operações e conquistar espaço no mercado”, avalia.
A pesquisa também indica que o crescimento do empreendedorismo tem sido impulsionado tanto pela necessidade quanto pela oportunidade.
Enquanto alguns brasileiros iniciam um negócio por falta de opção no mercado formal de trabalho, um número crescente de pessoas enxerga o empreendedorismo como uma alternativa estratégica de desenvolvimento profissional e financeiro.
“O que diferencia o empreendedor de sucesso é a capacidade de planejamento e adaptação. Hoje, temos exemplos de empresas que nasceram como pequenos empreendimentos e se consolidaram devido a uma gestão eficiente e orientada para resultados. O acesso a mentoria empresarial e treinamentos tem sido decisivo para que novos negócios prosperem”, destaca Minucci.
A tendência é que o mercado continue aquecido, com novas oportunidades surgindo principalmente em setores como tecnologia, educação, serviços financeiros e economia criativa. A projeção dos especialistas é que o Brasil siga em direção a uma economia mais dinâmica e inovadora, sustentada pelo crescimento do empreendedorismo e pelo fortalecimento do ambiente de negócios.
Dados do GEM 2024 também apontam que o perfil do empreendedor brasileiro está mudando. Há um aumento na participação feminina no empreendedorismo, bem como um crescimento expressivo do uso de tecnologias digitais para a gestão e divulgação dos negócios. Além disso, a educação empreendedora tem ganhado relevância, com mais brasileiros buscando capacitação antes de abrir um empreendimento.
Outro fator importante para a expansão do empreendedorismo no Brasil é o avanço das políticas públicas voltadas ao setor, incluindo programas de incentivo ao crédito, desburocratização e medidas de fomento à inovação. O cenário tem permitido que novos negócios surjam com maior sustentabilidade e eficiência.
Para sustentar esse crescimento, é essencial que empreendedores busquem capacitação contínua e networking estratégico. Não basta ter uma boa ideia, é necessário desenvolver habilidades de gestão, entender o mercado e criar conexões para impulsionar o negócio. O empreendedorismo de sucesso é construído com planejamento, inovação e execução eficiente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>