Qual o papel da tecnologia na adaptação do setor de energia às novas regras da Reforma Tributária
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Laura Amed
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Taxcel, startup de transformação digital tributária, inova a gestão fiscal do setor energético, a tornando mais rápida e segura
Hoje, a Reforma Tributária é um dos temas mais debatidos no cenário econômico e legislativo no Brasil e, mesmo assim, ainda é percebida como um tema técnico e pouco envolvente por grande parte da população. Isso se deve à linguagem complicada e às mudanças constantes nas leis, que acabam afastando o público e reforçando a ideia de que o assunto é maçante — e, erroneamente, irrelevante.
No entanto, compreender as nuances tributárias é essencial, já que elas impactam diretamente o dia a dia da população, mesmo que não se perceba. “As pessoas só começam a se importar com o tema quando ele está diretamente ligado à sua realidade”, afirma Pedro Lima, CEO da Taxcel, startup brasileira de transformação digital tributária. “Apesar disso, a complexidade do assunto ainda cria barreiras para quem não domina o universo contábil. Esse é o momento de traduzir a Reforma Tributária de forma clara e prática, aproximando o tema das decisões cotidianas de cada um”, acrescenta.
No setor de energia, onde a regulamentação é ainda mais complexa e as mudanças tributárias podem impactar custos e operações, a tecnologia surge como uma aliada indispensável. Assim como em outras áreas, os departamentos fiscais das empresas de energia muitas vezes são vistos como os “das más notícias”, mas essa imagem está sendo transformada por soluções de análise de dados e automação. Segundo a pesquisa Tax Transformation Trends, da Deloitte, 44% dos líderes fiscais e financeiros acreditam que, nos próximos três a cinco anos, será essencial contar com profissionais capazes de gerar insights estratégicos a partir de dados.
Essa perspectiva reforça o crescimento das empresas como a Taxcel, as chamadas taxtechs, que utilizam tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, para revolucionar e otimizar processos. No setor energético, essas ferramentas permitem tabular e padronizar grandes volumes de dados fiscais rapidamente, além de transformar notas fiscais simples nas declarações exigidas pelos órgãos reguladores.
Ao integrar tecnologias avançadas com ferramentas já utilizadas pelos especialistas do setor, as empresas de energia não apenas atendem à demanda por inovação, mas também simplificam processos complexos, tornando a gestão tributária mais ágil e estratégica.
“Somos uma plataforma que transforma o departamento fiscal e oferece soluções práticas e eficientes para o setor. Conseguimos trabalhar com compliance fiscal e gestão da carga tributária através de soluções “user-friendly” e “data-intensive”, garantindo tranquilidade para que as empresas não percam tempo com tarefas operacionais e foquem nas estratégias que realmente importam”, finaliza o CEO.
Sobre a Taxcel
A Taxcel é uma startup brasileira de transformação digital tributária. Com soluções inovadoras baseadas em dados, oferece tecnologia avançada para facilitar rotinas fiscais complexas de pagamento de impostos e envio de arquivos de obrigações tributárias, além de prevenir riscos de erros e multas e agilizar o processo ao trazer uma visão estratégica. Fundada em 2016, em São Paulo, a empresa já é reconhecida por sua excelência — em 2024, foi destaque no ranking “100 Startups to Watch”, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e figura entre as Top 10 Scale Up e no Top 1 em Big Data no ranking “100 Open Startups”, criado por organizações globais que avaliam e classificam startups em todo o mundo. Com mais de 750 clientes, entre eles: Adidas, Atacadão, Bunge, CPFL Energia, FEMSA Coca-Cola, GM Chevrolet, GPA, Huawei, JBS, KPMG, Merck, MRV Engenharia, Raízen, RD Raia Drogasil, Roche e Sanofi/Opella.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>