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Média de 27 roubos de carga foram registrados por dia em 2024

O roubo de cargas segue em alta em boa parte do território brasileiro. Segundo dados divulgados pelo Sistema Nacional de Segurança Pública (SINESP), o Brasil registrou 7.244 roubos de carga, entre janeiro e setembro do ano passado. Os números mostram uma média alarmante de 27 incidentes desse perfil por dia, nas rodovias do país.

Os estados com maiores índices de roubos de cargas nesse período foram São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso, Ceará e Maranhão.

São Paulo lidera a estatística com 3.569 ocorrências. Em seguida, o Rio de Janeiro, com 2.554 casos. Juntos, os dois estados somam um percentual referente a 84,5% dos roubos de cargas registrados em 2024.

O Brasil possui cerca de 1,8 milhão de quilômetros quadrados. O transporte rodoviário é o principal sistema logístico do país, por onde passam cerca de 65% de todas as cargas movimentadas em nosso território.

Além de ser uma alternativa que gera segurança para o transportador e para quem transporta, o Seguro de Transportes é obrigatório. A Lei n.º 1.442/2007, estabelece as regras e as obrigações dos transportadores rodoviários de cargas. A legislação foi renovada. Atualmente, possui novas coberturas obrigatórias a serem contratadas nos seguros de responsabilidade civil, com as seguintes coberturas: perdas ou danos à carga decorrentes de colisão, abalroamento, tombamento, capotamento, incêndio ou explosão, roubo, furto, estelionato e extorsão simples mediante sequestro, além de cobrir danos corporais e materiais causados por terceiros, pelo veículo utilizado no transporte rodoviário de cargas.

O conhecimento sobre a legislação é essencial para o corretor ou o gestor da corretora de seguros que efetua o atendimento aos segurados nesse perfil. O Programa de Gerenciamento de Riscos acompanha o monitoramento dos veículos e das cargas. É o que explica Carlos Aparecido Cunha, professor da ENS e autor do livro ‘Seguro de Transporte e de Responsabilidade Civil — um ilustre desconhecido’. “Tanto o Embarcador quanto o Transportador devem estar atentos ao Plano de Gerenciamento de Riscos. Eles poderão ser obrigatórios ou não para a aceitabilidade por parte do mercado segurador, principalmente quando as mercadorias transportadas têm atratividade ao mercado marginal. O gerenciamento de riscos no transporte é um conjunto de ações e estratégias que visam reduzir ou eliminar os riscos associados aos transportes de mercadorias. O objetivo é garantir a segurança, a qualidade e a eficiência do transporte, além de evitar prejuízos”.


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