Logo
Imprimir esta página

Novo projeto pode reduzir roubos de cargas no país

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Rastreamento de Cargas e Produtos de Alto Valor (SNRCPAV) e o Banco Nacional de Dados de Roubos de Carga (BNDRC). A proposta estabelece ainda medidas de combate ao roubo de cargas e agrava penas para crimes relacionados ao transporte de mercadorias de alto valor.

De acordo com o autor do projeto, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), os impactos econômicos da implementação desse projeto podem ser altamente positivos, inclusive para o mercado de seguros. “Com um sistema de rastreamento obrigatório, os custos com seguros de cargas tendem a diminuir, beneficiando transportadoras e consumidores”, argumenta.

Além disso, pontua que as empresas terão mais segurança jurídica para operar, aumentando a confiança no setor logístico e estimulando investimentos. “A redução de roubos contribui para um ambiente econômico mais estável, permitindo uma competição justa entre empresas e reduzindo os impactos do crime organizado na economia formal”, pondera o deputado.

Ele frisa ainda que o Brasil enfrenta uma epidemia de roubos de cargas, figurando consistentemente entre os países com maior incidência desse tipo de crime no mundo.

Marcos Tavares cita dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, segundo os quais o país registra mais de 14 mil ocorrências anuais, causando um prejuízo econômico superior a R$ 1,2 bilhão por ano, o que impacta diretamente a indústria, o comércio, os consumidores e a arrecadação tributária. “Os roubos de carga não são apenas uma questão de segurança patrimonial, mas também um problema estrutural que enfraquece a economia e fortalece o crime organizado”, alerta o parlamentar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto