Logo
Imprimir esta página

Segurança nos céus: o papel essencial do seguro aeronáutico em tempos de desafios

Em um cenário de aumento de acidentes aéreos, a Wiz Corporate destaca a importância dos pilares de proteção e segurança, abordando dados e perspectivas do setor

Nos últimos meses, uma série de acidentes aéreos tem despertado uma crescente preocupação com a segurança da aviação e a importância do seguro aeronáutico. Casos como a queda de uma aeronave em São Paulo (SP), o acidente em Ubatuba (SP), a colisão fatal em Washington D.C., e o pouso forçado em Toronto (Canadá) intensificaram esse debate. A Wiz Corporate, unidade de negócios do grupo Wiz Co, referência no mercado de seguros, acompanha de perto todos os eventos e comenta sobre a importância e correlação com os seguros por meio da visão de Regis Lima, Diretor de Aviação da empresa.

A pergunta que surge é: os céus se tornaram mais perigosos? Para responder a essa questão, Regis Lima analisa os dados disponíveis e destaca o papel fundamental do seguro aeronáutico. Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o Brasil registrou 1.569 acidentes aéreos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025, com um aumento desde 2022. Em 2024, ocorreram 175 desastres aéreos, resultando em 152 óbitos, apesar dessa estatística conter um grande acidente de uma cia aérea, temos um dos maiores números desde 2015. A maior parte desses acidentes envolve a “aviação executiva”, com 727 acidentes de aviões particulares nesse período.

“Precisamos entender no Brasil, como podemos contribuir para reduzir a quantidade de acidentes e com vítimas fatais”, comenta Lima.

No Brasil, as condições das pistas, o aumento da frota de aviões particulares e a fiscalização defasada são apontados como os principais fatores que contribuem para esse quadro, segundo Raul Marinho, diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). O Cenipa também destaca fatores como o “julgamento do piloto”, a aplicação de comandos, o processo decisório, as atitudes e as condições meteorológicas como elementos críticos nos acidentes aéreos. “Esses fatores, somados, criam um cenário complexo que exige muita atenção e preparo por parte dos pilotos e operadores”, complementa Regis Lima.

O Seguro Aeronáutico: pilar de segurança e proteção

Para compreender a importância do seguro aeronáutico, Regis Lima explica que o aumento da oferta e demanda na aviação contribui para o maior número de acidentes. “É uma questão de estatística: quanto mais voos, maior a probabilidade de acidentes”, afirma Lima. No Brasil, o único seguro obrigatório é o Seguro RETA (Responsabilidade Civil do Transporte Aéreo). No entanto, os seguros aeronáuticos abrangem uma cobertura mais ampla, que inclui danos materiais e responsabilidade civil a terceiros. “Oferecemos um portfólio completo de seguros, com soluções personalizadas para cada tipo de operação e cliente”, destaca o diretor.

Em caso de acidente, o seguro é acionado rapidamente, com prioridade para a assistência às vítimas e seus familiares. A indenização é avaliada caso a caso, considerando diversos critérios legais. Falhas mecânicas e erros humanos são cobertos, mas atos intencionais e ilegais não. “Nosso objetivo é garantir que as vítimas e seus familiares recebam o suporte necessário o mais rápido possível”, afirma Lima.

Tendências e perspectivas do Mercado de Seguros Aeronáuticos

Regis Lima acredita que o mercado de seguros aeronáuticos não deve sofrer um aumento significativo na demanda, exceto por uma possível mudança de comportamento por parte dos operadores e pilotos. “A percepção de risco está mudando, especialmente na aviação privada. Podemos ver mais pilotos se recusando a voar em aeronaves sem seguro”, avalia. A tecnologia tem sido uma grande aliada, com inovações como telemetria e inteligência artificial auxiliando na subscrição de riscos. “Estamos investindo em tecnologia para oferecer soluções mais eficientes e personalizadas”, diz Lima.

Lima também aponta que o Brasil precisa consolidar uma cultura de segurança de voo mais robusta e de maior conscientização sobre a importância do seguro.

Independentemente das estatísticas, a segurança de voo e a adesão ao seguro aeronáutico são fundamentais para garantir a proteção de vidas e patrimônios. “O seguro não é apenas uma proteção financeira, mas também um componente essencial para ter todo o suporte e assistência necessários em um acidente”, ressalta Lima.

Para Regis Lima, a conscientização sobre a importância do seguro aeronáutico ainda precisa avançar. “O seguro deve ser visto como um aliado estratégico, e não apenas como um custo. Além disso, precisamos reforçar a cultura da segurança de voo, pois a melhor forma de proteger vidas é prevenindo acidentes”, conclui. A Wiz Corporate se compromete com a segurança aérea e oferece soluções de seguro aeronáutico completas e personalizadas para proteger vidas e patrimônios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto