Cupons de desconto: atraem, fidelizam clientes e dão autoridade para marca
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Márcia de Britto
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Grandes aliados dos consumidores finais, os cupons também são uma estratégia importante para que as lojas aumentem o ticket médio e criem conexões com seus clientes
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, os lojistas estão constantemente em busca de soluções criativas para impulsionar suas vendas e estabelecer uma conexão mais forte com seus consumidores. Uma das táticas mais eficazes é o uso de cupons de desconto.
Esta ferramenta oferece benefícios tanto para atrair novos clientes quanto para reforçar a fidelidade daqueles já existentes, tornando-se uma estratégia essencial para o sucesso comercial em qualquer segmento, podendo ser inicialmente usado para uma primeira compra e depois dando sequência em determinadas ações para que o usuário volte a comprar.
Os cupons podem ajudar a aumentar as vendas de vários modos. Usados como um desconto progressivo e incentivando que o usuário aumente o carrinho para ter um determinado desconto, é uma possibilidade. Dados levantados pelo Cuponation, especializado em cupons de desconto nos mais variados segmentos, mostram também que ações de cupons para os finais de semana, rendem resultados positivos.
Outra estratégia válida é a utilização de cupons em datas específicas, assim não ocorrerá um alto cupom de desconto durante todo o ano, pois estamos falando de uma oferta limitada. Para os especialistas do Cuponation é preciso incentivar o consumidor e mantê-lo com a percepção de compra e de valor tanto no produto como na loja e para isso podem ser usadas estratégias de cupons por categoria, cupom de frete, etc.
Como afiliado do Cuponation, a Admitad, acrescenta outros benefícios a oferta de cupons:
- Aumento do tráfego de diferentes formas. Uma delas é com o incentivo para novos consumidores testarem a loja, pois muitas vezes a redução do custo de um produto/serviço é o fator decisivo em uma compra.
- Divulgação da marca feita pelos parceiros que oferecem cupons, fazendo com que o produto/serviço chegue a novos públicos, que muitas vezes poderia não estar dentro das segmentações do anunciante.
- Marca propagada em diferentes lugares ganha mais autoridade e, por consequência, confiança do público, diferente de marcas que estão presentes única e exclusivamente em seus próprios canais (site, redes sociais, blogs e etc.).
- Cupons, quando usados estrategicamente, reforçam a imagem de uma marca acessível e preocupada com o consumidor, disposta a reduzir sua margem de lucro para permitir acessibilidade. Isso acontece principalmente se estiver associado a programas de fidelidades, como os cupons progressivos, ou datas especiais.
A utilização de cupons digitais também permite aos lojistas a vantagem de coletar dados detalhados sobre o comportamento de compra dos consumidores, como preferências, frequência de compras e valores gastos. Esses dados podem ser analisados para aprimorar estratégias futuras, tornando as campanhas de cupons cada vez mais assertivas e personalizadas.
Em comparação com outras estratégias de marketing, os cupons têm um custo relativamente baixo e podem gerar um retorno significativo. Eles podem ser distribuídos de forma online, através de redes sociais, newsletters ou aplicativos, permitindo um alcance massivo com investimento reduzido.
Ao adotar esta estratégia, os lojistas não só aumentam suas vendas, mas também fortalecem a relação com seus clientes, criando um ciclo de fidelidade e crescimento a longo prazo. Um cuidado é equilibrar a oferta de cupons de desconto para não prejudicar a percepção do valor dos produtos. A recomendação da equipe da Admitad é usá-los de forma estratégica, por exemplo: primeiro pedido, carrinho abandonado, aniversário do consumidor, datas comemorativas e etc. Os cupons também podem ser utilizados para incentivar uma segunda compra ou para conhecer um novo produto. O uso de cupons deve ter um propósito para o usuário assim como para a marca.
Sobre o Cuponatio
O Cuponation é a maior plataforma de ofertas, economia e inspirações de compras do Brasil, uma marca do grupo Atolls, conglomerado de compras da Europa, com presença internacional em mais de 20 mercados. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor brasileiro, a companhia oferece uma plataforma digital de cupons de descontos com mais de 700 empresas parceiras, entre elas grandes varejistas, como Amazon, Netshoes, Renner e a Via, holding das Casas Bahia e do Ponto. Mais informações no site www.cuponation.com.br.
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