Logo
Imprimir esta página

Saúde mental agora é lei nas empresas: mais de 3,4 mil funcionários foram afastados do trabalho em 2024, aponta levantamento da VR

A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego que exige que as empresas brasileiras criem diretrizes para preservar a saúde mental de trabalhadores com objetivo de identificar, monitorar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho entra em vigor a partir de maio deste ano. Esses riscos incluem fatores como sobrecarga e insegurança no trabalho, assédio moral ou sexual e estresse, que podem levar a transtornos como ansiedade, depressão e burnout.

Mais de 3,4 mil funcionários foram afastados do trabalho no Brasil entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024 devido a diagnósticos relacionados à saúde mental, segundo um levantamento realizado pela VR, ecossistema de soluções para trabalhadores e empregadores. Os dados foram coletados em uma base de dados de quase 30 mil empresas que utilizam o serviço de registro de jornada da VR, abrangendo mais de 1,2 milhões de trabalhadores que batem ponto e precisam apresentar atestado médico pela ausência. O período de afastamento variou de 1 a 31 dias.

Os números revelam uma curva ascendente de casos de junho a outubro, mês que registrou o maior número de afastamentos no ano passado. A explicação para esse pico pode estar nas campanhas de Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio, estimulando os trabalhadores a olharem com mais atenção para a saúde mental. A média mensal foi de 265 casos.

No total, o levantamento identificou 206 CIDs (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) associadas à saúde mental. Entre os diagnósticos mais recorrentes estão Depressão Grave sem Sintomas Psicóticos (F32.2), Depressão Leve (F32), Transtornos Ansiosos (F41), Transtorno Misto Ansioso e Depressivo (F41.2) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (F41.1).

Das CIDs reportadas nos atestados de afastamento, 58% dizem respeito a transtornos de ansiedade generalizada ou mista e 36%, a depressão. Em 3% dos casos, foram registrados mais de um diagnóstico associado ao principal. Os setores mais impactados por esses diagnósticos foram Comércio (18%), Saúde (13%), Construção e Serviços Imobiliários (10%), além de Turismo, Eventos e Restaurantes (8%).

Os resultados reforçam dados da pesquisa anual da VR com o Instituto Locomotiva, que em sua edição mais recente revelou que 66% dos trabalhadores brasileiros estavam preocupados com sua saúde mental. Além disso, 35% relataram enfrentar ansiedade, crises de pânico ou depressão, enquanto 43% já lidaram com situações de estresse ou burnout.

“Com nosso serviço de registro de ponto, vemos o quanto questões de saúde mental impactam não só os trabalhadores, mas também os empregadores, sobretudo os pequenos e médios. O controle de jornada é fundamental para o equilibro e bem-estar dos trabalhadores, o que impacta positivamente o desempenho organizacional. Por isso oferecemos aos nossos clientes serviços como o PAE (Programa de Assistência ao Empregado) que oferece pronto-atendimento online para aconselhamento e encaminhamento psicológico gratuito, 24 horas/dia, bem como desconto academia que também contribui para saúde física e mental e podem ajudar a reduzir a incidência de casos ao incentivar o autocuidado”, explica João Altman, diretor-executivo de Gente e Gestão da VR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto