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Corretora de Seguros ou central de assistência 24h?

Corretora de Seguros ou central de assistência 24h?

Nós, corretores de seguros continuamos tendo desgastes com as assistências 24h das seguradoras.

E, de acordo com o Código de Defesa do consumidor, o distribuidor também é responsável pelo produto que vende.

Uma pessoa faz um seguro de automóvel, paga o prêmio correspondente aos serviços de assistência 24h e quando ele precisa da assistência, é aquele “perrengue” que nem preciso detalhar aqui, todos nós já passamos por isso.

E, o que fazer em uma situação dessas?

Já soube de corretor que foi trocar o pneu do carro do segurado... Um amigo meu, corretor de seguros , já foi dar carga na bateria, e por aí vai...

Corretor de seguros presta serviços para o seu cliente ( segurado ) e não para a seguradora, ou isto é somente na teoria?

O mais comum é o corretor ou o segurado chamar um guincho de forma particular e depois “brigar” pelo reembolso, mas vejam:

O segurado já pagou adiantado para a seguradora através do prêmio, e vai ter que desembolsar valores para um guincho? Sem falar de que ele vai precisar primeiro encontrar algum prestador.

A partir do momento em que o corretor vai em busca de um guincho, ele está fazendo o papel de uma central de assistência 24h. Está trabalhando para a seguradora, e não para o segurado, e este trabalho, é remunerado?

A seguradora informa que não há guinchos disponíveis, ou então informa que nenhum prestador deu o aceite no serviço, mas, e por quê um corretor de seguros sem a estrutura de uma central de assistência 24h consegue acionar um guincho particular?

E o risco? Sim o risco. Quando uma seguradora aciona um guincho de sua rede de prestadores, a responsabilidade é da seguradora. Uma vez um carro de um cliente meu desceu da plataforma, colidiu em um poste e os danos foram cobertos pelo seguro do guincho. E quando nós, corretores acionamos um guincho particular, sabemos se o mesmo tem seguro? Sabemos o CPF do motorista? Ou seja, damos um tiro no escuro, contando com a sorte.

É preciso que as seguradoras tenham a consciência de fazer valer o contrato do seguro, contrato este que a mesma o redigiu. É preciso que as seguradoras zelem mais pelo bom nome que têm no mercado.

É preciso que as seguradoras vistam a “própria camisa”.

E quanto a nós, corretores?

Na maioria das vezes nos desdobramos, vestimos a nossa própria camisa, vestimos a camisa do segurado e também vestimos a camisa da seguradora, “aparando” todas as arestas e “arredondando” a situação com o cliente (segurado), muitas vezes dando desculpas de modo a não denegrir a imagem das seguradoras.

É certo ter que se "virar" para conseguir um guincho? É certo fazer a vez da assistência 24h de uma seguradora? É certo fazer este trabalho de graça?

E os reembolsos? Tem seguradora que leva quase 01 mês para reembolsar. E já consultaram os valores dos reembolsos nas condições gerais?

Tem seguradora que reembolsa apenas R$ 35,00 em alguns serviços, como carga de bateria e troca de pneus e R$ 100,00 para um guincho.

Está mais do que na hora de revermos tudo isso.

Abraços

Marcelo Monteiro - Corretor de Seguros
Santos-SP


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