Tecnologia pode ajudar a diminuir a fuga dos colaboradores nas empresas?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Kath Pereira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Segundo pesquisa, 54% dos profissionais querem mudar de emprego em 2025. Mas será que a tecnologia pode mensurar a satisfação dessas pessoas e evitar suas saídas?
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela consultoria de recrutamento Robert Half constatou que 54% dos profissionais brasileiros pretendem mudar de emprego em 2025. Além disso, o país tem um dos índices mais altos de turnover do mundo, com uma taxa de 56%.
Nesse contexto, a digitalização da gestão de pessoas tem sido essencial para empresas que desejam reduzir os índices de turnover. Com ferramentas de IA e análise preditiva é possível identificar padrões de comportamento dos colaboradores e antecipar possíveis insatisfações. Sylvestre Mergulhão, CEO da Impulso, People Tech que, há 14 anos, é orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas, tem se posicionado como protagonista na transformação digital do setor de Recursos Humanos, reforça que a tecnologia pode contribuir significativamente para evitar a perda de talentos.
“Ao proporcionar insights estratégicos para os gestores, monitorar em tempo real o nível de satisfação dos funcionários e utilizarmos a IA para identificar riscos de desligamento antes que eles se concretizem, é possível melhorar o engajamento e fortalecer a cultura organizacional com interações mais eficazes”, comenta.
Estudos indicam que 75% das razões pelas quais um colaborador pede demissão estão relacionadas à gestão direta. Isso reforça a importância de um ambiente de trabalho saudável e de lideranças preparadas para ouvir e agir com base nas necessidades de suas equipes. “A retenção de talentos vai muito além de benefícios e remuneração. Com a tecnologia podemos entender o que motiva ou desmotiva um profissional e, desta maneira, auxiliar a empresa a tomar medidas de retenção”, explica Mergulhão.
Um outro ponto muito importante para reter estes colaboradores também é reforçar a cultura organizacional da empresa, principalmente no contexto do home office. Ações como alinhamentos entre equipes, facilitar e otimizar a comunicação, disponibilizar um canal para ouvir os colaboradores e fornecer feedbacks frequentes são alguns exemplos do que a tecnologia pode proporcionar.
Com um cenário desafiador no mercado de trabalho, investir em tecnologia não é mais uma opção, e sim uma necessidade estratégica. Empresas que priorizam a experiência do colaborador ao adotar ferramentas inteligentes para engajamento e satisfação da equipe se tornam mais competitivas e preparadas para os desafios do futuro do trabalho.
Sobre a Impulso
A Impulso é uma People Tech que, há 14 anos, é orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas. Oferece serviços especializados em todo o fluxo de atração, contratação, desenvolvimento e retenção de times tech remotos. Contabiliza mais de 160 mil profissionais em comunidade própria. Entre os mais de 400 clientes estão médias e grandes empresas, como Stone, Cogna Educação, Globo e Cielo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>