Logo
Imprimir esta página

Dados comprovam eficiência das mulheres em cargos de liderança, mas estereótipos persistem

Crédito Freepik Crédito Freepik

Apesar de serem maioria no país, elas ainda enfrentam desafios no mundo corporativo; especialista diz como a comunicação assertiva pode ajudar as mulheres

Mesmo com significativos avanços conquistados nas últimas décadas, a equiparidade de gênero no mercado de trabalho ainda é um grande desafio às mulheres, especialmente aquelas em cargos de gestão.

Segundo o Censo Demográfico 2022, o Brasil tem mais da metade da população composta pelo sexo feminino (51,5%). No entanto, apenas 38% das posições de liderança no país são ocupadas por mulheres, de acordo com estudo realizado pela FIA Business School e divulgado na Forbes.

A pesquisa revelou que, em diversos aspectos, a liderança feminina é mais bem avaliada do que a masculina. Para 50% dos entrevistados, as CEOs foram consideradas excelentes em suas gestões, enquanto os homens tiveram 43% na mesma avaliação. Em relação à confiança nos líderes, elas tiveram alcance de 79% dos respondentes e os homens ficaram com 72%.

Características

Mesmo com dados que reiteram a qualidade da gestão feminina, alguns estereótipos ainda se mantêm. Enquanto elas são percebidas como mais propensas a valorizar a proximidade, os homens foram caracterizados como mais conservadores e focados em resultados.

Entre as muitas explicações para essa diferenciação, destaque para o jeito de falar as coisas. “Homens e mulheres são diferentes nesses aspectos e a neurociência mostra isso. De modo geral, os homens são mais diretos e objetivos. As mulheres usam mais detalhes, enfatizam a emoção, querem conexões mais profundas, mesmo em assuntos do trabalho”, diz a especialista em comunicação assertiva e oratória, Valdireni Alves.

Comunicação é poder

Para Valdireni, as mulheres que desenvolvem a capacidade de expressar ideias, opiniões e sentimentos de forma clara, objetiva, respeitosa e com confiança, posicionam-se com mais segurança em seu papel de líder.

“Comunicação é poder e oratória é para a vida. Em um mundo onde as mulheres ainda enfrentam desafios como interrupções recorrentes em reuniões e a necessidade de provar competência, dominar a comunicação faz toda a diferença. A mulher que se comunica bem é mais ouvida, respeitada, transforma-se em referência, inspira outras mulheres e vive mais feliz”, enfatiza.

Inteligência emocional

Outra diferença mais facilmente percebida entre aqueles em cargos de liderança envolve a maneira como lidam com as emoções. Enquanto a mulher tende a ser mais afetuosa e emocional, o homem costuma ser mais direto nas palavras.

“Quando utilizada com inteligência emocional, a demonstração de sentimentos é um ponto positivo para gerar conexão, empatia, inspirar e motivar equipes. Só passa a ser negativo quando a emoção é demasiada e impede a comunicação assertiva. Isso pode expressar insegurança e uma necessidade de ser aceita”, conta a especialista em comunicação assertiva e oratória.

Cinco dicas para desenvolver comunicação assertiva

Para as mulheres líderes e empreendedoras que buscam desenvolver sua oratória e aperfeiçoar sua capacidade de comunicação, Valdireni Alves – que também é jornalista, palestrante e escritora – lista cinco dicas para serem colocadas em prática. Confira!

1. O óbvio precisa ser dito

Fale claramente aquilo que você quer e o que não quer. Lembre-se: em comunicação não existe óbvio.

2. Fale com segurança

Evite começar frases com “acho que”, “talvez” ou “desculpa incomodar”. Não use excesso de diminutivo. Expresse-se com verdade.

3. Use o tom de voz certo

Nem agressivo, nem passivo. Encontre um equilíbrio firme e amigável.

4. Aprenda a dizer “não” sem culpa

Não precisa explicar demais. Um simples: “isso não está dentro das minhas prioridades no momento”, já é suficiente.

5. Use mais pontos e menos vírgulas

Pontue corretamente. Respire entre as frases. Seja objetivo.

Sobre

Valdireni Alves é jornalista, especialista em comunicação assertiva e oratória, palestrante, escritora e CEO da www.sclaracomunicacao.com.br. Já realizou conferências e treinamentos para o Sebrae-PR, Ademicon, Sistema FAEP, FIEP, Fecomércio/Sesc-PR, Câmara da Mulher Empreendedora, entre outras empresas.

Foi professora de Jornalismo na UEPG, diretora de Comunicação na Secretaria de Saúde do Paraná e atuou nas principais emissoras de TV do Paraná como repórter, apresentadora e editora-chefe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto