Construção e relacionamento de executivos com a imprensa é tema de podcast de comunicação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Vervi Assessoria
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O canal "Comunicação é Tudo" recebeu o jornalista e colunista do Valor Econômico, Guilherme Ravache
A jornalista, fundadora da Vervi Assessoria e mestre em comunicação pela USP, Vera Lucia Rodrigues, recebeu em seu podcast ‘Comunicação é Tudo’, o colunista do Valor Econômico, consultor de comunicação digital e palestrante, Guilherme Ravache, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado. O bate papo explorou principalmente a importância da comunicação para executivos e o papel do relacionamento com a imprensa.
O jornalista que começou a carreira escrevendo uma coluna de entretenimento para o Leão Lobo, na Agência Estado, tem passagens por grandes veículos de comunicação, como várias publicações da Editora Abril, revista Cara, revista Época e Folha de São Paulo.
Nesse podcast, Ravache recordou o início do boom no digital e a evolução das tecnologias. “Percebi que a internet iria ser um negócio grande dentro das redações, mas também dentro do mundo. Lembro-me que algumas pessoas dentro da redação, diziam: Eu não vou escrever num blogue, eu não vou escrever um post paro digital. Primeiro porque havia uma percepção de que o digital tinha menos valor. Uma loucura, mas era essa percepção”, relatou.
Ravache contou que após alguns anos na área do jornalismo, decidiu durante a pandemia, trilhar um caminho oportuno naquele momento, o de consultoria na área da comunicação digital. “Decidi dar a minha consultoria para publishers de veículos de mídia tradicional em projetos para reestruturar o negócio, tornando-o rentável e sustentável no meio digital. Era preciso reorganizar a equipe e o fluxo, rever tecnologia e o desenvolvimento dos sites”, explicou.
Para o especialista em comunicação digital, ao longo do seu trabalho de consultoria, tem percebido que muitos executivos ainda não entenderam que precisam construir uma imagem na imprensa, e isso é um processo. “Às vezes você fala paro executivo, dar uma declaração para um veículo, e muitos dizem que não, porque só aceitam uma entrevista exclusiva ou se for manchete.
Processo de construção da imagem
De acordo com o jornalista, se a pessoa é o CEO de uma multinacional gigante, vai facilitar para imagem dele ser reconhecido mais rapidamente, e ninguém vira CEO não realizando uma jornada profissional e sem ter aproveitado as oportunidades ao longo do caminho. “A visibilidade também é resultado daquilo que você apresenta ao longo do caminho”, ilustrou.
Ainda segundo Ravache, muitos executivos aparecem muito na mídia porque provavelmente alguém que entenda a necessidade do veículo e do jornalista se prepara para a situação e entrega as respostas que facilitam o trabalho do outro lado. “Talvez o grande equívoco das empresas seja focar no curto prazo, as pessoas querem tudo para ontem. Elas ambicionam resultados cada vez maiores, gastando cada vez menos e num prazo de tempo cada vez mais curto. A comunicação não é resultado que você começa hoje e amanhã você colhe”, analisou.
Outro ponto abordado foi o gerenciamento de crise. Segundo Guilherme Ravache, boa parte das empresas só entende a comunicação em cenários críticos como as crises. “Elas entendem a força dessa ferramenta quando encontram uma crise pelo caminho”, constatou.
O especialista explicou o processo de divulgação de um produto que leva anos para ser massificado e conhecido por um grande número de pessoas. “Do mesmo modo um executivo do mercado é a mesma coisa, é necessário investimento de imagem”, expôs.
Ravache destacou a importância de uma assessoria de imprensa nesse processo de construção de imagem do executivo, principalmente no preparo do empresário para entrevistas e demais exposições. “Eu sei que a rotina de um CEO ou um executivo é muito difícil. Mas, de fato, eles precisam entender aonde quer chegar, o que ele quer alcançar. Muitas vezes esse profissional vai para uma entrevista, e não leu o briefing e não sabe nem com quem ele vai falar. Essa parte de preparação e de entendimento é importante. É preciso trabalhar próximo da agência”, reforçou.
Escolha do fornecedor
Guilherme falou ainda do aspecto da escolha da assessoria de imprensa. “O executivo contrata uma agência porque tem confiança no trabalho dela. “Ou você acredita no que essa agência fala para você ou você precisa trocar de agência. Se eu for reformar uma casa, vou ter que concordar com o que arquiteto vai explicar, caso contrário, é preciso trocar de arquiteto”, ilustrou.
O especialista finalizou sua participação reforçando que o trabalho de assessoria de imprensa não é apenas conseguir emplacar o seu cliente numa matéria de capa de um veículo, mas também ter posicionamento de marca e construção de relacionamento.
“Essa importante contribuição do Ravache, compartilhando sua experiência no podcast, foi muito relevante e o melhor é que neste vídeo conseguimos nos comunicar com o pensamento de executivos e profissionais de comunicação. Foi demonstrado nesta participação do convidado, a necessidade de uma assessoria de imprensa guiar todo o processo de construção de imagem do executivo”, finalizou Vera Lucia Rodrigues.
O episódio do podcast com Guilherme Ravache está disponível no Youtube, no canal da Vera Lúcia Rodrigues: @VeraRodrigues, através do link: https://youtu.be/akHQK9RLHKM?si=QBrIZS1a8N7HjzCS ou nos streamings de música, Spotify e Deezer no podcast ‘Comunicação é Tudo’.
O podcast voltado para a área de assessoria de imprensa recebe executivos de vários setores e especialistas em comunicação e marketing, todas às quintas-feiras, as 19 horas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>