Logo
Imprimir esta página

Seguro Condomínio cresce 35,8% em Santa Catarina

Expansão do produto, registrada entre janeiro e novembro de 2024, reflete um maior entendimento e valorização das coberturas oferecidas pelo produto

O Seguro Condomínio em Santa Catarina registrou um crescimento de 35,8% no acumulado de 2024 até novembro, na comparação com o mesmo período de 2023, com uma arrecadação de R$ 74,97milhões, de acordo com levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras.

O valor pago em indenizações, por sua vez, cresceu 33,5%, alcançando a cifra de R$ 25,77 milhões no período.

Com base na Lei 4591/64, o Seguro Condomínio é de contratação obrigatória em condomínios de uso residencial ou comercial. Sua contratação e renovação são de responsabilidade do síndico, como definido pelo artigo 1.348 do Código Civil.

De acordo com o presidente do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina (SindsegSC), João Amato, o cenário dos seguros condominiais no Estado é muito positivo e possui ainda espaço para crescer pelos próximos anos.

“Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 14% da população de Santa Catarina mora em condomínios residenciais. Entre 2010 e 2022, o número de condomínios residenciais no estado cresceu aproximadamente 50%. Quando avaliamos o mercado segurador e nos planejamos para implementar tecnologias e soluções nas seguradoras, temos que levar em conta o caminho que a sociedade está seguindo para que possamos evoluir juntos, nos adequando às necessidades de todos. Esses dados evidenciam que precisamos estar atentos à sociedade, orientando os moradores de Santa Catarina sobre as melhores opções para proteção dos bens, da vida e do futuro”, salienta Amato.

A vice-presidente da comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Magda Truvilhano, também credita a expansão desse seguro ao maior entendimento e valorização das coberturas oferecidas, que abrangem uma variedade de riscos que antes podiam ser negligenciados pelos gestores e moradores.

“Os condomínios estão cada vez mais expostos a sofrer danos, especialmente por intempéries como vendavais ou alagamentos, e o seguro que cobre danos a este patrimônio comum tem sido fundamental para a recuperação e habitabilidade do edifício de forma rápida e eficiente, em caso de prejuízos”, afirma a executiva. Além disso, Truvilhano destaca outra importante cobertura, que tem atraído o interesse de síndicos e administradores imobiliários: a de Responsabilidade Civil, que protege o condomínio contra eventuais ações judiciais movidas por terceiros devido a eventos de sua responsabilidade.

Além dessas coberturas, a representante da FenSeg destaca a oferta de assistências técnicas embutidas no seguro como outro fator determinante para o aumento na contratação do produto. Os serviços oferecidos pelas seguradoras incluem desde reparo elétrico e hidráulico, passando por manutenção de portões, até contratação de zelador substituto.

A cobertura desse seguro, informa a cartilha “Seguro de Condomínio: tudo que você precisa saber”, abrange o prédio, áreas comuns, anexos, bens e equipamentos exclusivos do condomínio e estrutura das unidades autônomas. Sua cobertura básica cobre riscos de incêndio, queda de raio e aeronave dentro do terreno segurado, além de explosões de qualquer natureza, podendo ser agregadas coberturas adicionais, com o contratante determinando a verba para cada cobertura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto