Mulheres na Liderança: Um Caminho Sem Volta
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Jaqueline da Mata
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por: David Braga
Nos últimos anos, testemunhamos um movimento irreversível no mundo corporativo: a ascensão das mulheres a cargos de liderança. O que antes era uma exceção, hoje se consolida como uma tendência essencial para o crescimento sustentável das empresas. E não é apenas uma questão de equidade de gênero, mas de resultados diferenciados.
Pesquisas comprovam que a diversidade nas lideranças impulsiona a inovação, melhora a tomada de decisão e amplia a competitividade. Empresas que contam com mulheres em posições estratégicas são mais lucrativas e resilientes. Afinal, uma liderança plural reflete melhor a sociedade e os clientes, trazendo soluções mais conectadas com a realidade do mercado.
Tais pesquisas, realizadas globalmente, também comprovam que as mulheres são mais empáticas, melhores em processos de coaching e mentoria, além de terem alta capacidade de influência, liderança e gestão de conflitos. São versáteis, têm grande adaptabilidade e se destacam em trabalho em equipe, negociação e orientação para resultados. Ainda costumam ser mais otimistas que os homens e, pela capacidade de ser multifunção, atuam, com maestria, nas rotinas de cuidar do emprego, da casa e dos filhos.
No entanto, os desafios ainda são muitos. Barreiras estruturais, vieses inconscientes e a desigualdade na distribuição de responsabilidades domésticas continuam a dificultar o acesso das mulheres a postos de comando. Superar essas questões exige um compromisso real das organizações com programas de mentorias, políticas de inclusão e maior flexibilidade no ambiente de trabalho.
Felizmente, avançamos. Cada vez mais empresas percebem que investir na ascensão feminina é investir em um futuro mais próspero. Líderes inspiradoras como Satya Nadella, CEO da Microsoft, destacam que a diversificação de talentos é essencial para o sucesso. Grandes companhias vêm fortalecendo suas iniciativas para garantir que mais mulheres ocupem espaços de decisão.
Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas as conquistas femininas, mas o impacto positivo de sua liderança no mundo dos negócios. É um caminho sem volta. As mulheres estão moldando o futuro das organizações e mostrando que liderança vai muito além do gênero: trata-se de competência, visão e capacidade de transformar.
É de vital importância que o tema da igualdade de gêneros seja tratado ao longo de todo o ano e não apenas no mês de março. Inclusive, nos Conselhos de Administração e pelos presidentes, uma vez que não há mais espaço para companhias que têm práticas machistas e excludentes em pleno ano de 2025. Não abordar questão é estar fadado ao fracasso e à falência, até porque o público consumidor é diverso e cobra isso das corporações com veemência. Além disso, apropriar-se da sensibilidade, sensatez e assertividade femininas pode ser o diferencial que muitas empresas precisam para sobreviver aos próximos tempos, se reinventando dia após dia.
Que sigamos construindo um ambiente corporativo mais justo, inovador e repleto de mulheres no comando.
David Braga - CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países e 50 escritórios pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor pela Fundação Dom Cabral, Presidente da ABRH MG e VP do Conselho de RH da ACMinas e Conselheiro de Administração do ChildFund Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>