Pesquisa revela que 35% dos viajantes corporativos ainda pagam despesas em viagens por conta própria e só depois recebem o reembolso
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Olívia Moderno
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O estudo "Perfil do viajante corporativo", realizado pela Onfly, em parceria com a Opinion Box, mostra também que 32% das empresas ainda fazem a prestação de contas das despesas de viagens por meio de documentos em papel
No Brasil, o mercado de viagens corporativas continua a apresentar desafios significativos, incluindo no setor de pagamentos. Prova disso é que 35% dos profissionais que viajam a trabalho ainda utilizam recursos próprios para cobrir despesas durante suas viagens e posteriormente solicitam reembolso às suas empresas. O dado é da pesquisa “Perfil do viajante corporativo”, realizada pela Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, em parceria com a Opinion Box
O estudo mostra que o pagamento via reembolso fica atrás apenas do cartão corporativo, que representa 37% no ranking de pagamentos destinados aos gastos durante uma viagem a trabalho. Já em terceiro lugar fica o uso do pix corporativo, representando 13%. Outras formas de pagamento, como cartão de crédito, representam 10% e saque em dinheiro, 5%.
“Ainda que tenhamos muitas empresas aderindo ao cartão corporativo, o índice de pessoas que precisam desembolsar o pagamento do próprio bolso em viagens a negócio segue alto. Isso prejudica tanto o colaborador, que precisa arcar com os custos e pode enfrentar dificuldades financeiras pessoais, quanto a gestão da empresa, que perde visibilidade e enfrenta um risco maior de fraudes e problemas na conciliação das contas”, avalia Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.
A pesquisa mostra uma realidade sobre o atraso tecnológico em grande parte do setor: embora a prestação de contas das despesas de viagens aconteça de modo automatizado para 39% dos viajantes, 32% desta documentação ainda é feita por meio de documentos em papel. “Ainda vemos casos onde o profissional precisa guardar notas fiscais impressas para prestação de contas, isso também é outro desgaste para o funcionário”, complementa o CEO.
A metodologia da pesquisa levou em consideração o período de 2 a 26 de novembro de 2024 para coleta, com 1.021 profissionais
Sobre a Onfly
A Onfly é a maior travel tech B2B da América Latina, com mais de 1.800 clientes que utilizam a plataforma para uma completa gestão de viagens e despesas corporativas.
A companhia ajuda empresas de todos os tamanhos a melhorar seus processos de viagens com uma plataforma tecnológica exclusiva que contribui para redução de custos e transparência dos gastos, desde a despesa do café do aeroporto até passagem aérea, hotel, carro e ônibus.
Para os colaboradores, a plataforma permite que uma reserva de viagem e relatório de despesa possam ser realizados em apenas alguns minutos. Em 2023, a Onfly recebeu um investimento de R$ 80 milhões em uma rodada liderada pela Left Lane Capital e pela Cloud9 Capital.
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