Qual a importância da gestão de terceiros?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Andressa Ferraz
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Na semana passada, o STF julgou o Recurso Extraordinário (RE) 1.298.647 (Tema 1.118 – Repercussão Geral) e na votação por maioria, afastou a responsabilidade subsidiária da administração pública de pagar verbas trabalhistas, a uma empregada terceirizada que havia sido demitida e não recebeu as verbas rescisórias a que tinha direito. O STF entendeu que é válida a regra que o poder público não pode ser condenado automaticamente, sem que haja prova inequívoca que faltou com o dever de fiscalizar o empregador do terceiro.
A discussão sobre as reponsabilidades subsidiária ou solidária, nas relações de contratação de serviço terceirizado já é antiga, tivemos a lei da terceirização em 2017, que permitiu a terceirização da atividade-fim, antes era permitido apenas atividade-meio, ou seja, somente atividades periféricas como limpeza, segurança e suporte, com a pandemia a flexibilização que o modelo permitiu aumentou a utilização nas empresas, com isto mais e mais ações deste tipo sem empilham no judiciário.
Mas qual a tese que gostaria de destacar do julgado, no trecho abaixo extraído do tema:
Nos contratos de terceirização, a Administração Pública deverá (i) .......(ii) adotar medidas para assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas pela contratada, na forma do art. 121, § 3º, da Lei nº 14.133/2021, tais como condicionar o pagamento à comprovação de quitação das obrigações trabalhistas do mês anterior.
Por conta desse trecho do julgamento, se vê necessário um planejamento, controle e monitoramento dos terceiros que prestam serviços para sua empresa, de modo a mitigarmos ou ao menos conhecermos os riscos relacionados as obrigações trabalhistas, o que é só ponta do iceberg, não podemos deixar de mencionar obrigações tributárias, reputação da empresa entre outros ativos intangíveis que podem ser manchados causando prejuízos a companhia.
Desta forma cada vez mais importante é a criação de um programa de compliance trabalhista, que é uma poderosa ferramenta que integra diversas práticas corporativas, que vão desde homologação dos fornecedores, due diligence, matriz de risco, controle das certidões e das obrigações trabalhistas, código de conduta, canal de denúncia e até mesmo a investigação das possíveis denúncias feitas.
Portanto sua empresa deve zelar e atender aos controles de mitigação de risco, por isso, o quanto antes se adequar, melhor será para o seu negócio, sua segurança, segurança dos colaboradores e para a reputação da companhia.
Sobre o autor:
Herbert Sabino, advogado e assessor do Vigna Advogados, Tecnólogo com +20 anos de experiência na área de negócios em empresas de tecnologia, entusiasta de viagens e maratonista.
Sobre o escritório:
Fundado em 2003, o VIGNA ADVOGADOS ASSOCIADOS possui sede em São Paulo e está presente em todo o Brasil com filiais em 15 estados. Atualmente, conta com uma banca de mais de 280 advogados, profissionais experientes, inspirados em nobres ideais de justiça. A capacidade de compreender as necessidades de seus clientes se revela em um dos grandes diferenciais da equipe, o que permite desenvolver soluções econômicas, ágeis e criativas, sem perder de vista a responsabilidade e a qualidade nas ações praticadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>