Logo
Imprimir esta página

"Job", "briefing", "slogan": confira os 10 jargões publicitários mais pesquisados no Google

(crédito: :Natalya Kosarevich / iStock) (crédito: :Natalya Kosarevich / iStock)

Termos como “brainstorming” e “feedback” também aparecem entre os mais procurados na internet

A publicidade é uma área essencial para o mercado, responsável por conectar marcas ao público, por meio de estratégias bem elaboradas. Afinal, os profissionais desse setor desempenham um papel crucial na construção de estratégias de comunicação que buscam promover empresas, produtos e serviços de forma eficaz.

No Brasil, a importância do profissional de publicidade e propaganda é reconhecida com a celebração do Dia do Publicitário, em 1º de fevereiro. A origem do marco remonta ao Decreto n.º 57.690, instituído nesta data em 1966 e que regulamentou a carreira no país.

Atualmente, esses especialistas podem atuar em diversas áreas, como agências, veículos de comunicação e até mesmo no setor público. Além disso, as opções de trabalho autônomo e empreendedorismo também são um caminho possível para quem deseja abrir sua própria empresa ou atuar como freelancer.

No dia a dia, os publicitários lidam com uma série de termos técnicos que, além de serem fundamentais para a profissão, também se popularizaram fora do setor. Considerando esse cenário, um levantamento da agência Conversion analisou os dez jargões da área de publicidade mais pesquisados no Google durante o mês de janeiro de 2025. O ranking pode ser conferido abaixo:

O que significam esses termos?

“Job” se destaca como o mais buscado, com 27 mil consultas. É uma expressão utilizada para se referir a tarefas ou trabalhos específicos dentro de uma campanha, sendo comum em reuniões e na organização de demandas.

"Feedback", com 9,9 mil buscas, é outro termo amplamente utilizado, referindo-se à avaliação de desempenho, seja de um projeto, um trabalho ou um colaborador. Assim, é crucial para o aperfeiçoamento de estratégias.

Além disso, "budget", que aparece em terceiro lugar, com 6,6 mil pesquisas, é um jargão essencial no planejamento, pois representa o orçamento disponível para a execução de ações.

Com 5,4 mil consultas, "briefing" – “resumo”, em português – é um dos conceitos centrais da publicidade. Ele sintetiza as informações essenciais sobre uma marca, produto ou serviço e serve como guia para os profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha.

"Workshop", também com 5,4 mil buscas, remete a eventos de aprendizado e troca de conhecimento entre funcionários e empresas, sendo um formato cada vez mais utilizado na capacitação do setor.

Já "brainstorm", traduzido como “tempestade cerebral”, aparece com 4,4 mil procuras e define um processo criativo de geração de ideias, fundamental para a construção de projetos inovadores.

"Slogan", com 2,4 mil pesquisas, é um dos principais elementos de identidade de uma marca, produto ou serviço, funcionando como uma frase de impacto que sintetiza seu posicionamento.

Por sua vez, "branding", com 1,9 mil buscas, é a abreviação de “brand management”, que significa “gestão de marca”. Ou seja, é o conceito por trás da empresa, abrangendo identidade visual, valores e estratégia de comunicação.

O termo "deadline", também com 1,9 mil consultas, é indispensável na rotina publicitária, pois se refere ao prazo final de entrega de um projeto. Por fim, "jingles", com 480 procuras, são composições musicais curtas e marcantes, utilizadas em ações para reforçar a mensagem publicitária de forma memorável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto