Seguro Saúde: projeto de Romário fixa prazos para atendimento
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O senador Romário (PL-RJ) apresentou mais um projeto de lei que altera a Lei da Saúde Suplementar (9.656/98). Após propor que os planos individuais tenham vigência mínima de um ano, sendo vedadas a suspensão ou a rescisão unilateral do contrato, salvo por fraude ou não pagamento da mensalidade por período superior a 60 dias, o senador sugere, em novo texto, prazos máximos para atendimento aos beneficiários.
De acordo com a proposta, a operadora deverá garantir o atendimento integral das coberturas no prazo máximo de dez dias úteis.
Nos casos de urgência e emergência, o atendimento deverá ser imediato e, nas consultas básicas em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, o segurado deverá ser atendido em até cinco dias úteis. Esse mesmo prazo valerá para as consultas e procedimentos realizados em consultório ou clínica com cirurgião-dentista.
Já para serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial, o prazo proposta é de até dois dias úteis.
Todos esses prazos estabelecidos serão contados a partir da data da solicitação do serviço ou procedimento junto à operadora até a sua efetiva realização.
Para fins de cumprimento dos prazos estabelecidos, será considerado o acesso a qualquer prestador habilitado para o atendimento no município onde o beneficiário realizar a solicitação, e não a um prestador específico escolhido pelo beneficiário; ou habilitado para o atendimento em outro município, na hipótese de indisponibilidade de prestador no município onde o beneficiário realizar a solicitação.
Ao justificar o projeto, o senador elogiou a importância da regulação exercida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Contudo, ressaltou que alguns aspectos dessa regulação deixam a desejar, por não atenderem às necessidades dos consumidores dos planos privados de assistência à saúde. “Um dos aspectos deficientes concerne à definição dos prazos máximos para atendimento aos beneficiários. Por meio da Resolução 566/22, esses prazos chegam a 21 dias úteis – ou seja, quase um mês corrido – para a realização de procedimentos de alta complexidade e para o atendimento em regime de internação eletiva”, pontuou.
O senador Romário revelou ainda que recebe em suas redes sociais relatos “de casos absurdos”. Ele citou a denúncia apresentada no YouTube pelo jornalista e apresentador Tiago Leifert sobre uma criança com diagnóstico de retinoblastoma – grave tumor que afeta os olhos e pode causar cegueira – que, no 21º dia útil após demandar o tratamento, ainda não tinha obtido a autorização da operadora para o procedimento urgente de que necessitava.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>