Especialistas Indicam Como Aplicar Mudanças de Remuneração na Prática
Remuneração baseada em valor é necessária para a sustentabilidade do setor hospitalar, aponta debate da Jornada Digital Anahp de fevereiro
A transição para modelos de remuneração baseados em valor não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para a sustentabilidade do setor; e os modelos tradicionais, como o fee-for-service, estão sendo gradualmente substituídos. Estes foram alguns dos pontos levantados no segundo debate da Jornada Digital Anahp de fevereiro, que tem como foco a eficiência operacional, e aconteceu na quinta-feira (13) com o tema “Modelos de remuneração com bons desfechos assistenciais e financeiros”. Para os debatedores, a valorização de boas práticas, a mensuração objetiva de resultados e o uso de tecnologia são pilares fundamentais para a evolução do setor.
Julio Vieira, diretor de Relacionamento com o Mercado, Negócios e Estratégia do Hcor, e moderador do evento, destacou a importância da colaboração e a transparência na gestão dos contratos como essenciais para evitar desalinhamentos entre os players e gerar a contribuição para que o novo modelo seja efetivo. “O diálogo precisa ser constante para garantir que as mudanças sejam sustentáveis para todos os envolvidos”, reforçou.
Além da melhora assistencial, o modelo traz impactos econômicos diretos para as instituições, mas tem como desafio equilibrar incentivos financeiros e custos operacionais sem prejudicar o atendimento ao paciente. “Precisamos sair do volume e focar no valor”, afirmou Ana Takahashi, diretora de Negócios no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Quando alinhamos incentivos para bons desfechos, conseguimos reduzir o desperdício sem comprometer a qualidade”, complementou Paulo Ishibashi, executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Rede TotalCare da Amil.
No que se refere às linhas de cuidado, Maurício Barreto, diretor médico no Hospital Divina, ponderou que, quando as instituições organizam o atendimento da jornada do paciente, conseguem eliminar desperdícios e melhorar a previsibilidade dos custos.
Os próximos debates da Jornada Digital de fevereiros serão:
- Estratégias para garantir a qualidade, segurança e experiência do paciente de forma custo-efetiva
- Inteligência artificial associada à eficiência operacional nas instituições
Sobre a Anahp
Constituída em 2001, a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) é uma entidade que representa os principais hospitais privados de excelência no país e tem uma função estratégica no cenário político e social.
Por meio de iniciativas inovadoras e modelos de excelência, a associação foi criada para promover a qualidade da assistência médico-hospitalar no Brasil e defender os interesses e as necessidades do setor.
Siga a Anahp no Instagram (@anahp.br) e no Facebook (@anahpbrasil) e acompanhe os conteúdos divulgados em seu canal no YouTube www.youtube.com/anahpbrasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>