Logo
Imprimir esta página

No mar da incerteza – Qual o horizonte de negócios na América Latina?

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

O Allianz Risk Barometer 2025 chegou, trazendo insights valiosos sobre os principais riscos corporativos em todo o mundo. A partir daquilo que nos preocupa, podemos ver sempre um caminho para a transformação. Neste estudo, estamos olhando para aquilo que executivos em todo o mundo consideram os maiores desafios potenciais para os negócios no próximo ano.

E neste vislumbre de 2025, podemos refletir sobre as transformações que nos aguardam e que já estamos vivendo. Entre elas, destaco a digital. A partir do Barômetro de Risco da Allianz, mapeamos um cenário de crescente complexidade e ameaças interconectadas. Não é de surpreender que os incidentes cibernéticos mantenham sua posição como a principal preocupação global pelo terceiro ano consecutivo.

Isso reflete a crescente dependência da infraestrutura digital e as armadilhas frequentes dos crimes digitais. E nos dá pistas dos motivos que colocam as catástrofes naturais e a interrupção de negócios nas demais posições do Top3 principais riscos, impulsionadas pelas mudanças climáticas, interrupções na cadeia de suprimentos e instabilidade geopolítica dos nossos dias.

Já na América Latina, a dependência de infraestruturas digitais tornou setores como finanças, saúde e manufatura particularmente vulneráveis, onde as nuances se tornam mais evidentes. No Brasil, por exemplo, os crimes cibernéticos ultrapassaram outras preocupações como o principal risco comercial, sendo apontados por 41% dos entrevistados – um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Da mesma forma, na Argentina e na Colômbia, a cibersegurança também ocupa o topo das preocupações. Já no México, as interrupções de negócios dominam o debate (41%).

Isso destaca a vulnerabilidade das empresas a crimes digitais cada vez mais sofisticados, como ransomware e violações de dados. A digitalização acelerada dos setores econômicos expandiu as superfícies de ataque, exigindo investimentos substanciais em tecnologia e treinamento para mitigar esses riscos.

Além disso, desastres naturais colocam em risco a infraestrutura crítica e as operações de logística, afetando diretamente a continuidade dos negócios na maior parte do continente. O impacto devastador de eventos climáticos extremos, que vão de furacões a incêndios florestais, coloca esses riscos entre os mais urgentes.

Em um contexto mais amplo, as mudanças climáticas contribuem para os riscos físicos e operacionais que desafiam até mesmo as organizações mais resistentes. Esses desafios enfatizam a urgência de estratégias de gerenciamento de riscos ambientais e investimentos em práticas sustentáveis.

Mantenha as luzes acesas

Nesse ambiente multifacetado, o Barômetro de Riscos Allianz é mais do que um relatório; é uma ferramenta de previsão estratégica para antecipar cenários e construir resiliência.

Conforme avançamos para 2025, a mensagem é clara: a preparação, a adaptabilidade e o investimento em práticas sustentáveis e cibersegurança não são apenas medidas defensivas, mas diferenciais estratégicos.

À medida que a América Latina continua a se adaptar a um cenário em constante mudança, os resultados do Barômetro enfatizam a urgência de investir em infraestrutura de segurança cibernética e práticas sustentáveis. Essas medidas são essenciais não apenas para proteger a continuidade dos negócios, mas também para fortalecer a resiliência contra ameaças cada vez mais sofisticadas e eventos climáticos imprevisíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto