Quatro em cada dez empresas concentram seus esforços de diversidade, equidade e inclusão em campanhas de comunicação e políticas de contratações representativas, aponta Michael Page
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ricardo Morato
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa inédita da consultoria revela como as companhias estão lidando com DEI no ambiente corporativo
Quatro em cada dez empresas concentram seus esforços de diversidade, equidade e inclusão em campanhas de comunicação e políticas de contratações representativas. É o que aponta recente pesquisa realizada pela Michael Page, que integra o PageGroup, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência. De acordo com o Guia Salarial estas práticas somam 41,4% das ações sobre o tema, superando outros assuntos como celebração de dias festivos culturais, atividades de sensibilização (5,5%) e programas de mentoria para grupos minoritários (3,2%).
O levantamento revelou ainda que 29,7% dos profissionais concordam que hoje vivem em um contexto de maior diversidade e inclusão, com todas as pessoas tendo as mesmas oportunidades e liberdade para expressarem sua orientação sexual sem afetar a possibilidade de crescimento profissional, ficando à frente dos que nem concordam e nem discordam (25,4%), dos que concordam totalmente (24,5%), dos que discordam (14%) e dos respondentes que discordam totalmente (6,3%).
“Embora as práticas de DEI tenham ganhado força, as organizações ainda têm uma jornada pela frente para implementar políticas consistentes. O atual cenário do mercado de trabalho é composto por profissionais com diferentes expectativas, o que exige dos líderes uma abordagem estratégica para criar ambientes mais saudáveis e inclusivos", afirma Isabel Pires, gerente-executiva da Michael Page.
Para elaborar a pesquisa, a Michael Page consultou, no ano passado, cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os profissionais respondentes ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A pesquisa procurou entender como as pessoas enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
Mais otimismo no desenvolvimento da cultura de DEI nas empresas
Apesar da diversidade ser um assunto relativamente recente no ambiente corporativo, mais da metade dos profissionais acredita que a empresa em que trabalham tem a capacidade de desenvolver uma cultura de DEI (54,4%), esse número supera os que não acreditam (24,7%) e os que não têm certeza (20,9%). A pesquisa também apontou que metade dos profissionais considera importante trabalhar em uma empresa que implementa e promove uma cultura de DEI.
Principais pontos a serem aprimorados
Entre os aspectos que os colaboradores apontam como prioridade para a construção de um ambiente mais inclusivo estão a igualdade geracional (16,1%), seguida por igualdade de gênero (15,2%), iniciativas voltadas para pessoas com deficiência (13,9%), equidade étnica (7,8%) e inclusão da comunidade LGBTQIAP+ (5,9%).
“As lideranças empresariais precisam ser proativas na criação de um ambiente que valorize a autenticidade e a diversidade. Ferramentas de escuta ativa, como pesquisas anônimas de clima organizacional, são cruciais para compreender as reais necessidades dos colaboradores. Empresas que transformam esses insights em ações práticas e estratégicas promovem uma cultura de inclusão sólida e aumentam o engajamento. Ao priorizar essa escuta, as lideranças não apenas fortalecem a confiança interna, mas também impulsionam o desempenho organizacional", finaliza a executiva.
Sobre a Michael Page
A Michael Page, marca que integra o PageGroup, é a escolha ideal para empresas em busca de contratação de executivos de alta e média gerência. Com uma expertise sólida nesse segmento, a empresa oferece soluções abrangentes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Por meio de uma abordagem consultiva e especializada, a Michael Page identifica os profissionais mais qualificados e compatíveis com as demandas das posições de liderança. Com um amplo networking e uma equipe de consultores experientes, a empresa está preparada para auxiliar nas contratações estratégicas que impulsionarão o crescimento e sucesso das organizações.
Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>