Regulamentação das associações deve enfrentar desafios
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Manuella Cavalcanti
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Após Lula sancionar, no dia 15 de janeiro, a regulamentação do funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista, que prevê a expansão do mercado, muitos corretores têm apresentado dúvidas acerca da estruturação de normas e fiscalização das cooperativas centrais de seguros e associações de proteção patrimonial. Com base nisso, o Cqcs entrevistou Cássio Gama e Thomaz Kastrup, sócios do Machado Meyer Advogados.
Os especialistas destacam que o prazo para que a regulamentação do setor seja revisitada é um dos desafios que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Superintendência de Seguros Privados (Susep) vão enfrentar. “Ainda que a Lei Complementar nº 213/2025 tenha concedido 180 dias para as cooperativas e grupos de proteção patrimonial mutualista ajustarem seus estatutos e se cadastrem na Susep, espera-se que a regulamentação demore mais tempo para ser discutida e implementada pelo CNSP e Susep”, destacam.
Posterior ao prazo, com a regularização e entrada de novos players, atribuições de fiscalização e supervisão da Superintendência serão reforçadas. “Para que os segurados, beneficiários, associados e participantes tenham seus direitos devidamente protegidos. Isso carrega a importância dos órgãos públicos continuarem se capacitando e tendo os recursos necessários para a consecução de suas missões institucionais”, disseram.
Diante desse contexto, para Cássio e Thomaz, a falta de controle definido nas cooperativas de seguro e mútuas, tendo em vista que boa parte da regulamentação e supervisão securitária vinha sendo centrada na figura do controlador, parece, especialmente, desafiadora. “Por isso, esperamos que o CNSP e a Susep focarão em regras de constituição e de imputação de responsabilidade os administradores das cooperativas de seguro e na administradora da associação de proteção patrimonial”, finalizaram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>