A omissão de doenças ou lesões preexistentes na Declaração de Saúde na contratação de um plano de saúde e suas consequências
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
As operadoras de saúde solicitam aos potenciais beneficiários de um plano de saúde que preencham, na Proposta de Contratação, uma Declaração de Saúde. Esse documento contém questionamentos sobre o conhecimento de doenças ou lesões existentes, como respiratórias, visuais, neurológicas, psiquiátricas, cardiovasculares, entre outras.
Os interessados na contratação muitas vezes possuem a falsa crença de que será mais vantajoso omitir seu quadro clínico, buscando evitar a negativa da operadora na concessão do benefício médico ou, até mesmo, a prolongação do período de carência. Contudo, deixam de observar que, ao omitir informações sobre uma doença ou lesão preexistente, estão cometendo uma fraude. Essa atitude pode acarretar a rescisão contratual ou até mesmo um processo administrativo perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Além disso, muitos consumidores desconhecem a existência da “Cobertura Parcial Temporária” (CPT), prevista pela Lei nº 9.656/98 (Lei dos Planos de Saúde). A CPT é uma espécie de restrição, como o próprio nome indica, temporária, na qual as operadoras de saúde não possuem a obrigatoriedade de cobrir procedimentos de alta complexidade relacionados às doenças ou lesões preexistentes, como cirurgias. A CPT pode ter duração máxima de 24 meses, a contar da contratação do plano.
Muitos contratantes apenas tomam conhecimento dessas informações ao necessitarem de algum procedimento de alta complexidade para tratar uma doença preexistente e receberem, como resposta da operadora, a negativa de cobertura — o que é permitido pela legislação.
Há também a possibilidade de optar pelo “Agravo”, uma alternativa à CPT. Nesse caso, o possível beneficiário, ao invés de estar sujeito à restrição de até 24 meses, pode pagar um acréscimo na mensalidade, garantindo a cobertura pelo plano de procedimentos complexos relacionados às doenças ou lesões preexistentes.
No entanto, o “Agravo” só pode ser utilizado caso o beneficiário informe, na Declaração de Saúde, quais são as doenças ou lesões preexistentes. Essa transparência é essencial para que a operadora possa calcular o valor adicional de forma justa, garantindo a clareza contratual e evitando possíveis fraudes.
Portanto, é de extrema importância que os consumidores se comprometam a informar o real estado de sua saúde ao contratar um plano de saúde, de forma a evitar consequências indesejáveis no futuro.
Sobre o autor:
Danielli Berlanas Mota, Bacharel em Direito pela Universidade Paulista/SP, advogada associada no Vigna Advogados
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>