AgroGalaxy entra em recuperação judicial com R$ 3,7 bilhões em dívidas: como o seguro protege empresas do setor?
A recuperação judicial da AgroGalaxy, uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, foi oficializada com uma dívida que ultrapassa R$ 3,7 bilhões, gerando um impacto significativo no setor e levantando questionamentos sobre como outras empresas podem se proteger em cenários de inadimplência. Apesar da gravidade, cerca de R$ 1 bilhão dessa dívida está protegido pelo Seguro de Crédito da AVLA, insurtech chilena especializada em produtos para o setor B2B.
Ao AgFeed, Felippe Astrachan, country manager da AVLA no Brasil, explicou que a indústria seguradora estima estar exposta em cerca de R$ 1 bilhão dos R$ 3 bilhões devidos aos fornecedores. O valor, que é alto, chama atenção, mas o fato de que há R$ 2 bilhões de fornecedores do AgroGalaxy que não estão protegidos simplesmente pela não contratação do produto, chama ainda mais atenção, segundo o executivo.
O Seguro de Crédito vai além de uma simples apólice: é uma estratégia que permite segurança em operações comerciais, mesmo em cenários de incerteza. Entre os diferenciais do produto para o agronegócio estão a cobertura sólida, com até 90% das transações protegidas; flexibilidade nos prazos, que variam entre 1 e 365 dias; apoio direcionado a pequenos e médios produtores rurais; gestão ágil, com monitoramento de atrasos em até 60 dias; agilidade no pagamento de sinistros, resolvidos em até 180 dias; e uma atuação ampla, abrangendo tanto operações nacionais quanto exportações.
“O contratante do seguro não precisa esperar o desfecho da recuperação judicial para receber o valor de volta”, disse o executivo, em entrevista ao portal. “A seguradora indeniza e passa a deter o direito a receber conforme a recuperação judicial”, acrescentou.
No Seguro de Crédito da AVLA, as empresas encontram proteção contra a inadimplência dos clientes. A cobertura inclui faturas comerciais em casos de atraso simples, recuperação judicial e falência. O produto abrange o Seguro Single Buyer Reverso, que assegura o pagamento de compras de produtos e serviços; o Seguro de Crédito Externo, que protege empresas contra a inadimplência em vendas a prazo para clientes no exterior; e o Seguro de Crédito Interno, que oferece proteção contra a inadimplência em vendas a prazo no mercado doméstico.
Entre os clientes da empresa estão indústrias, tradings, revendas e produtores, inclusive aqueles que ainda operam com seus CPFs. A contratação, nesse caso, é realizada pelas empresas, que acabam “vendendo” os produtos com quem fazem negócios, como forma de garantirem seus créditos. “Fomos os primeiros a garantir os recebimentos de produtores rurais, pessoas físicas, além de empresas com empresas”, afirmou Astrachan. “Hoje a gente recebe o dobro de cotações do agro se comparado com o varejo, que é o segundo com maior procura”, pontuou ao AgFeed.
Plataforma digital da AVLA
A plataforma digital da AVLA avalia o risco das operações e a qualidade da governança das empresas, elementos essenciais para a precificação. Em entrevista ao AgFeed, Astrachan ressaltou que a operação da empresa é fundamentada em tecnologia, utilizando modelos de inteligência artificial para análise de riscos, o que possibilita a emissão de apólices totalmente online em determinados produtos.
Para o cliente, a plataforma possibilita a gestão das operações em praticamente todas as jornadas. “Hoje em dia a gente já trabalha com mais de 40 mil clientes no Brasil. Para conseguir atingir essa escala, precisa de tecnologia e capacidade de atender o volume de clientes”, destacou.
Conheça aqui o Seguro de Crédito da AVLA.
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