Logo
Imprimir esta página

Propostas da Consulta Pública da ANS podem representar minirreforma regulatória, afirma federação

Os quatro temas tratados pela Consulta Pública 145 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – reajuste de planos coletivos, mecanismos financeiros de regulação (coparticipação e franquia), revisão técnica e vendas online – podem representar uma verdadeira minirreforma regulatória, caso sejam implementadas, segundo a FenaSaúde. A federação, em ofício, solicitou a ampliação do prazo de consulta, que tem como objetivo coletar contribuições para uma proposta de reformulação da Política de Preços e Reajustes do setor.

A consulta tem como objetivo obter contribuições para a reformulação da Política de Preços e Reajustes, com o intuito de promover maior transparência e sustentabilidade no setor. A ANS reforçou que as propostas ainda estão em fase de discussão e que as contribuições dos diversos atores do setor serão fundamentais para o desenvolvimento de normativos que atendam às necessidades dos beneficiários e das operadoras. O período para envio das sugestões segue até 3 de fevereiro.

Para a FenaSaúde, esse processo exige uma discussão mais aprofundada, com tempo adequado para a apresentação de ideias e um espaço maior para o debate técnico, especialmente sobre pontos que não foram abordados nas consultas anteriores com a ANS. “A FenaSaúde defende que a discussão siga todos os trâmites legais, com embasamento atuarial técnico, jurídico e econômico, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do setor e o interesse de toda a sociedade”, afirma.

De acordo com a federação, hoje, as operadoras de planos de saúde abrem as portas da medicina privada a quase 52 milhões de brasileiros, ajudando, assim, a desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS). “Logo, é preciso debater as mudanças de forma a ampliar ainda mais o acesso à saúde suplementar, em benefício de toda a população”, finaliza.

Mudanças na política de preços dos planos de saúde

No dia 16 de dezembro, a ANS aprovou o relatório preliminar que propõe mudanças na política de preços dos planos de saúde, incluindo regras para reajustes de planos coletivos e limites para coparticipação e franquia. A proposta visa tornar os reajustes mais equilibrados e reduzir a seleção de risco, com a introdução de uma sinistralidade mínima de 75% no cálculo dos reajustes. A possibilidade de reajustes excepcionais para planos individuais, no entanto, só será detalhada em 2026.

Além disso, o relatório sugere ajustes nas regras de rescisão de contratos coletivos, tornando-as mais previsíveis, e a ampliação do agrupamento de contratos, para diluir riscos e reduzir variações no reajuste. O projeto também obriga a venda de planos de saúde online e limita a cobrança de coparticipação a 30%, excluindo alguns procedimentos essenciais, como terapias crônicas e exames preventivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto