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5 Soluções Para Alavancar As Vendas na Baixa Temporada do Varejo

Imagem de StockSnap por Pixabay Imagem de StockSnap por Pixabay

Ferramentas da Enviou colaboram de forma significativa nas estratégias relacionadas ao combate da sazonalidade e conquista de clientes

Passadas as principais datas comemorativas do ano, em especial o Natal, é comum que o varejo passe por momentos de queda nas vendas, a chamada ‘baixa temporada’. É nessa época que os varejistas em geral costumam realizar grandes liquidações em uma estratégia para atrair o consumidor e não deixar que a queda de faturamento seja acentuada ou excessiva.

“Há, no entanto, soluções que podem ajudar, especialmente o e-commerce, nesse período. Caso da tecnologia e diferentes soluções, que podem ser aliadas interessantes especialmente quando utilizadas de maneira estratégica para a atração de novos clientes, ampliação de ticket médio, fidelização dos clientes antigos e, claro, na reversão de situações como o abandono de carrinhos e de navegação, que muitas vezes deixam de receber a devida atenção”, afirma Felipe Rodrigues, CEO da Enviou - plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.

De acordo com o executivo, que atua há mais de 10 anos no mercado e é especialista em marketing para lojas online, se a equipe do e-commerce souber combinar as ferramentas certas, criar campanhas e ações que tenham sinergia com o público consumidor e operar de maneira concreta os mecanismos para recuperar aquele cliente que não concretiza sua compra, o sucesso é garantido e a baixa temporada pode ser mais positiva do que se imagina.

Rodrigues aponta, inclusive, 5 soluções da Enviou, que podem ajudar a alavancar as vendas nesse período de baixa temporada do varejo. São elas:

-E-mail Marketing: trata-se de uma das ferramentas prediletas dos consumidores para o relacionamento com as lojas onde costumam realizar suas compras, segundo indica uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box. Por esse canal, é possível entregar conteúdo personalizado para o cliente, a um baixo custo, de maneira criativa e eficaz.

-Recuperador de Carrinhos Abandonados: é outra ferramenta que já demonstrou seu potencial. A tecnologia detecta quando uma compra não é concretizada e o carrinho é abandonado e, automaticamente, emite comunicações especiais para o consumidor, lembrando sobre a seleção realizada e, em alguns casos, oferecendo cupons de descontos ou mesmo a opção de frete grátis para que a compra seja concluída.

-Recompra Inteligente: é uma ferramenta que vai auxiliar especialmente o e-commerce que realiza a venda de produtos de uso recorrente. A solução opera tomando por base uma série de informações, como o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos. Pouco tempo antes daquele item esgotar na casa do cliente, a ferramenta faz um lembrete de que está na hora de adquiri-lo novamente.

-Abandono de Navegação: identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online. Caso o consumidor abandone o processo de compra antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho de compras, a ferramenta faz a constatação de qual era o item de interesse e dá início a uma jornada de automação de marketing por meio da qual os produtos passam a ser sugeridos por e-mail, SMS, push no navegador e/ou whatsapp.

-Gatilho Personalizado: permite o envio de conteúdo totalmente customizado ao cliente, quando a ação fizer sentido, de acordo com a estratégia de comunicação do e-commerce. As informações, totalmente personalizadas, também são encaminhadas aos clientes por whatsapp, SMS, e-mail ou push no navegador.

“Esse tipo de tecnologia pode agregar muito no desempenho de vendas das lojas online, especialmente em um momento como o da baixa temporada, vivida nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo. A plataforma de automação de marketing multicanal da Enviou oferece todas essas soluções integradas, o que simplifica a rotina e o acompanhamento de resultados, que podem ser conferidos por meio de relatórios completos e detalhados”, finaliza Felipe Rodrigues, fundador e CEO da Enviou.

Mais sobre o Enviou

O Enviou nasceu no início do ano de 2016 por uma necessidade identificada por Felipe Rodrigues: aumentar as vendas, fidelizar clientes, bem como recuperar carrinhos abandonados nas lojas virtuais. A empresa já está integrada a mais de 106 mil plataformas de e-commerce em atuação no mercado e oferece ao lojista online uma série de soluções, além de relatórios que não só auxiliam na alavancagem de vendas, como na tomada de decisões estratégicas para o crescimento das lojas. O Enviou vem crescendo de forma significativa: já são mais de 100 mil lojas atendidas e mais de R$ 1 bilhão em vendas geradas, somando todas as operações. A empresa recebeu em 2017, 2018, 2021 e 2024, o reconhecimento como uma das melhores ferramentas de marketing digital, concedido pela ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico no Prêmio ABCOMM de Inovação Digital.


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