Logo
Imprimir esta página

Escolhas na incorporação de tecnologias traz desafio para sustentabilidade da saúde suplementar

Escolhas na incorporação de tecnologias traz desafio para sustentabilidade da saúde suplementar

Tema foi um dos mais debatidos no 27 º Congresso Internacional UNIDAS, que teve como tema "Inovação impulsionando o propósito das autogestões"

A incorporação de novas tecnologias é, hoje, um dos maiores desafios para o sistema de saúde. Ao mesmo tempo em que novas terapias aparecem, proporcionando avanços significativos para doenças complexas, a quantidade de novos medicamentos e a mudança no ritmo de incorporação traz um desafio de sustentabilidade para as autogestões e a saúde suplementar como um todo.

O tema foi amplamente debatido no 27º Congresso Internacional UNIDAS, em diferentes painéis. “Entendemos que, embora a tecnologia seja essencial para melhorar a eficiência e o cuidado ao paciente, sua adoção requer planejamento estratégico e atenção à sustentabilidade. “Por isso, o assunto foi um dos principais destaques da programação”, explica Amanda Bassan, gerente executiva da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, responsável pela promoção do evento que reuniu cerca de 2 mil participantes em Florianópolis entre os dias 27 e 28 de novembro de 2024.

O custo da inovação - No painel de abertura, “Como o uso da tecnologia pode tornar nosso mercado mais eficiente: desafios e oportunidades para a sustentabilidade do setor”, Jorge Aquino, que estava como Presidente Substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ressaltou a dificuldade das autogestões na incorporação de algumas inovações, dado que a carteira das autogestões é, na média, mais envelhecida que os demais segmentos da saúde suplementar, o que acarreta num maior custo assistencial. "Novas tecnologias podem gerar custos elevados, e precisamos pensar estrategicamente sobre como e quando implementá-las para que elas não se tornem um fardo financeiro para o sistema", explicou. Para ele, as autogestões são fundamentais na análise de custo efetividade e esse controle é essencial para manter a sustentabilidade das operadoras.

Marcos Novais, diretor executivo da Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, reforçou a importância de avaliar o impacto real de cada tecnologia antes de incorporá-la. “Não podemos simplesmente adotar todas as inovações disponíveis. É necessário um olhar crítico para entender quais realmente trazem benefícios ao setor sem comprometer sua viabilidade financeira”, afirmou.

Integração público-privada na incorporação de novas tecnologias - Outro ponto discutido foi o impacto direto das tecnologias no paciente e na experiência de cuidado. Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp, argumentou que é essencial colocar o paciente no centro das decisões tecnológicas. “Quem incorpora tecnologia não é apenas o setor privado, mas o país como um todo. Precisamos reavaliar modelos assistenciais tendo o paciente no centro, para garantir que as inovações realmente melhorem a saúde pública e privada de forma equilibrada”, destacou. Cesar Higa Nomura, Presidente do Conselho de Administração da Abramed, complementou: “Não há como frear o avanço tecnológico, mas é preciso garantir que ele seja usado de maneira sensata, no momento certo e com um objetivo claro: melhorar a qualidade do cuidado.”

Sobre a UNIDAS

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde - é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.

Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, entre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com o intuito de difundir conhecimento, promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto