Logo
Imprimir esta página

Como os Centros de Serviços Compartilhados estão transformando grandes empresas

Imagem de louisehoffmann83 por Pixabay Imagem de louisehoffmann83 por Pixabay

Com mais de 70 empresas no quadro associativo, a ABSC é uma das principais referências do tema no Brasil; Nestlé, SABESP e Suzano S.A são alguns dos parceiros da associação

Em um mundo extremamente conectado, em que a tecnologia avança de maneira nunca antes vista, empresas e grandes corporações têm buscado cada vez mais a centralização de processos, com o objetivo de facilitar a otimização de recursos e a melhoria do controle e coordenação de seus negócios, ganhando assim eficiência operacional. O grande facilitador de todo esse processo são os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), que centralizam funções administrativas e de suporte, como finanças, recursos humanos e TI, em um único local, atendendo várias áreas de negócios dentro de uma empresa.

Muitos fatores estão diretamente ligados ao sucesso de um CSC, entre eles a localização, que pode nortear o acesso aos talentos, com a proximidade de universidade e centros de formação, uma melhor infraestrutura, presente principalmente nos grandes centros populacionais, com redes de transportes, como metrô e ônibus, além de telecomunicações e energia adequadas, e a proximidade com lideranças facilitando a comunicação entre todas as áreas de operações do CSC.

Ter um CSC hoje em dia é praticamente uma obrigação para as grandes empresas, pois a partir deles é possível ter uma visão mais ampla de muitas áreas da empresa, possibilitando o melhor entendimento do ambiente e das possibilidades futuras, por meio de metas alcançáveis e metodologias aplicáveis ao modelo de negócio.

Com o objetivo de fomentar e disseminar o conhecimento sobre Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) foi criada em 2015. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, é formada por profissionais e empresas do setor para promover a integração dos associados, prestar serviços, captar informações, disseminar conhecimentos, exercer ação política e contribuir para o aumento da competitividade do setor.

Com mais de 70 empresas associadas em seu quadro associativo, a ABSC é hoje uma das principais fontes de informação e conhecimento para o tema CSC no Brasil. Mesmo com menos de 10 anos de fundação, a ABSC tornou-se uma referência no setor e está diretamente ligada a grandes projetos do mercado nacional. Abaixo, confira três exemplos:

- Nestlé: O CSC da Nestlé possui escopos inéditos, destacando-se em serviços diferenciados nas áreas de Marketing, Compras, Supply Chain, Recursos Humanos, B2B, Dados e Projetos. Desde 2020, o CSC cresceu aproximadamente 700 pessoas, destacando sua importância estratégica. A colaboração estratégica com a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados é vista por Rodrigo Oliveira, líder de Inovação Digital e Empresarial da Nestlé, como um pilar para o sucesso: “A colaboração com a ABSC é vital, proporcionando-nos acesso às melhores práticas, permitindo a troca de insights valiosos com líderes de mercado e mantendo-nos atualizados com as últimas tendências e inovações”.

- SABESP: Considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida, a SABESP conta com o auxílio da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados no desenvolvimento do Centro de Serviços Compartilhados, que visa aumentar o atendimento a todas as regionais da empresa. “A ABSC tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor. É uma honra contar com a SABESP nesse caminho que estamos trilhando”, comenta Marcelo Pardi, Diretor Presidente da ABSC.

- Suzano S.A: Premiado como CSC do Ano em 2023, o CSC da Suzano S.A, não apenas transformou processos, mas também aprimorou significativamente a eficiência operacional. Ao todo foram mais de 48 processos migrados, mais de 300 pessoas movimentadas pela empresa, além da globalização dos serviços com atendimento para EUA, Europa e Ásia. Voltado para o segmento industrial, o CSC tem em seu escopo o cadastro de clientes, fornecedores, produtos e materiais, contas a pagar e receber, lançamento de notas fiscais, contabilidade, custos, gestão fiscal, backoffice de RH, entre outros processos que fazem uso de tecnologias como Big Data, Cloud Computing e RPA (Robotic Process Automation), ferramenta que utiliza softwares para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras, aumentando a eficiência operacional e reduzindo erros humanos.

Além das empresas citadas, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados também possui parcerias com grandes marcas do mercado nacional, como Unimed, Ambev, Drogasil, Pague Menos e Sicredi, evidenciando sempre a importância que os Centros de Serviços Compartilhados possuem para o atual momento, mas principalmente para os anos seguintes, trazendo inovação, visão e controle sobre operações e negócios de grandes empresas dos mais diversos segmentos e atuações em um só local.

Sobre a ABSC

Fundada em 2015, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) representa a maior iniciativa no Brasil de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e governo. Sem fins lucrativos, a associação é formada por profissionais e empresas, e tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto