CEO da REP Seguros comenta desafios e resultados de 2024
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por André Bresolin, via Seguro Gaúcho
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
"A avaliação é que foi um ano de muito trabalho, com uma ótima estruturação interna", reflete Cervi
Atuando há 38 anos no mercado segurador, a REP Seguros é especialista em gerenciamento de riscos e consultoria de serviços securitários. A corretora oferece soluções inovadoras para os mais diversos setores empresariais, sendo uma de suas grandes especialidades a gestão de riscos corporativos. Para conhecer mais sobre a empresa cuja matriz está situada em Novo Hamburgo (RS), o Seguro Gaúcho realizou uma entrevista exclusiva com o CEO da REP Seguros, Bruno Cervi. Confira abaixo.
Com base nos resultados apresentados pela REP em 2024, que avaliação pode ser feita deste ano?
Bruno Cervi – O desafio da REP em 2024 foi o de estruturar bem a operação da empresa para comportar o grande crescimento que obtivemos nos últimos anos e para realizar a estruturação visando o crescimento futuro. Tivemos muitos investimentos em tecnologia, em desenvolvimento de pessoas, treinamento e capacitação para gestão.
Durante esse ano a empresa conseguiu realizar grandes negócios que permitiu um crescimento considerável. Fechamos o ano de 2024 com um crescimento acima do que o mercado apresenta de forma geral, mesmo com os impactos da enchente no Rio Grande do Sul que acabou nos afetando. Por enquanto não estamos falando em números, já que 2024 ainda não terminou e dezembro sempre apresenta uma produção muito elevada sendo o mês com a maior produção do ano e normalmente isso ocorre com o mercado de seguros corporativo. Diante dessa realidade, estamos na expectativa de excelentes negócios que irão acontecer até o fim do ano, mas encerramos o ciclo anual com bons resultados e mais preparados para o crescimento que virá.
Seguro Gaúcho – Como é realizada a estruturação da empresa?
Bruno Cervi - Especificamente sobre a estruturação, em 2024 foi construído dentro do organograma da REP uma área de gestão que conta com a participação dos principais líderes da empresa num grupo que dá suporte para as seguintes áreas: administrativo, marketing, operações, vendas, negócio, financeiro, departamento de sinistro, setor de relacionamento com o cliente, RH, subscrição. Todas essas áreas atuam em sinergia para que possamos atingir o crescimento almejado.
A avaliação é que foi um ano de muito trabalho, com uma ótima estruturação interna para suportar todo o crescimento que tivemos nos últimos 7 anos e quando visualizamos o histórico desse período, a REP cresceu 10 vezes e isso remete muito ao trabalho interno para que nossos clientes não tenham nenhum tipo de problema com relação ao atendimento e ao que eles contrataram. Investimos também em marketing e temos outras ações que já estamos projetando para 2025.
Seguro Gaúcho – Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo do ano, especialmente diante de eventos climáticos?
Bruno Cervi - Vivemos um ano desafiador com a questão das enchentes, de riscos climáticos, inclusive em outras localidades do Brasil. Tivemos colaboradores que infelizmente registraram perdas significativas, além de empresas que são nossos clientes. Já no princípio da catástrofe climática a REP criou três frentes de atendimento denominadas de comitês de crise. A iniciativa visava cuidar das pessoas, dos familiares e prestar atendimento aos nossos clientes com dificuldade de deslocamento. Um dos comitês passou a atuar em prol da sociedade, realizando doações e ajudando aqueles que estavam sendo mais impactados. Cuidar de todos é uma das premissas muito forte para nossa empresa.
Em relação aos nossos clientes, a equipe de sinistro da REP teve uma atuação muito forte durante esse ano para apoiar os clientes diante da catástrofe climática e suas consequências.
Aos colaboradores afetados pela enchente a REP fez doações para essas pessoas através de um fundo que captamos na empresa com sócios e colaboradores doando para auxiliar essas pessoas a comprar itens básicos e poderem retornar para suas casas. Adiantamos salários, inclusive o 13º salário. Para os colaboradores que não tinham onde ficar nós disponibilizamos para eles vagas em hotéis.
Seguro Gaúcho – Existiram mudanças de comportamento ou tendências de mercado que se destacaram ao longo do ano?
Bruno Cervi - As empresas estão cada vez mais buscando na interação com os corretores e o mercado segurador uma parceria de longo prazo, bastante profissionalizada e com capacidade de entrega. Tivemos muitos clientes novos em 2024 que contrataram a REP por indicação de outros clientes devido ao fato de que eles estavam com dificuldade de contratar o seguro. Alguns não estavam compreendendo com clareza o que deveria ser o trabalho de consultoria de um corretor e quais seriam os riscos que a empresa estava sujeita. Isso possibilitou à REP obter êxito nessa nova oportunidade de mercado devido à nossa preparação.
A mudança de comportamento do segurado é uma preocupação maior com relação ao risco, mas também em poder contar com uma corretora que disponha de capacitação técnica para assessorar e sinalizar quais são as melhores práticas de mercado e as coberturas mais adequadas que o cliente precisa. Os segurados necessitam de um atendimento ágil e personalizado e isso é muito positivo para a REP, pois é assim que atuamos. O setor de seguros precisa fornecer no atendimento a mesma evolução que outros mercados financeiros têm realizado em relação a tecnologia e outras soluções.
Uma tendência de mercado relevante em 2024 foi a preocupação dos clientes em relação aos eventos climáticos. O mundo inteiro está debatendo as mudanças climáticas, inclusive seus impactos no mercado de seguros. A REP está preparada para poder assessorar da forma ampla nossos segurados, oferecendo uma consultoria de risco com pleno conhecimento. Esse ano participamos de dois fóruns internacionais de gerenciamento de risco, sendo um deles nos EUA e o outro na Espanha.
Seguro Gaúcho – Como é a atuação da REP em relação aos seguros corporativos e complexos?
Bruno Cervi - Nossa empresa apresenta soluções que realmente são diferenciadas em relação aos seguros corporativos e complexos devido ao grande conhecimento técnico, inclusive com ações fora do Brasil dos nossos parceiros no exterior.
A REP possui o selo de GPTW, isso significa que somos uma das melhores empresas para quem deseja trabalhar no segmento de seguros. Temos operações nacional e internacional, o que é um diferencial para corretoras. São poucas as empresas nacionais que têm essa expertise de fazer programas de seguros globais, oportunidades de participar de fóruns internacionais e estar cada vez mais especializando nos variados temas, como os riscos cibernéticos e climáticos.
Seguro Gaúcho - Com base nos resultados e aprendizados desse ano de 2024 o que já é possível projetar sobre as expectativas e os principais focos estratégicos da REP para 2025?
Bruno Cervi - Nesse exato momento nossa empresa está na construção de seu planejamento estratégico dos próximos 5 anos, em um trabalho que vai durar cerca de quatro meses, para que possamos projetar nosso futuro em período de meia década.
Especificamente em relação ao próximo ano, nossa expectativa está relacionada a oportunidade de mercado referente a toda preparação de 2024 que realizamos na contratação de pessoas, treinamento das equipes e cultura da empresa. Essas ações darão resultado ainda maior em 2025. Existem muitos colaboradores que chegaram esse ano e cuja maturação de seu trabalho acontecerá no decorrer do próximo ano. No passado a empresa já realizou a compra de duas corretoras e almejamos que em 2025 essa frente de crescimento inorgânico também seja forte na REP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>