XI Fórum Fenaprevi: Pesquisa revela desafios e oportunidades para a proteção financeira e a previdência no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Karem Soares
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No dia 27 de novembro, a Fenaprevi promoveu o XI Fórum Nacional de Seguros e Previdência Privada. Durante a abertura, foi apresentada a pesquisa Fenaprevi-Datafolha, que trouxe insights sobre a visão da população brasileira em relação ao planejamento financeiro voltado para a aposentadoria e à proteção da renda familiar.
Na solenidade, Edson Franco, presidente da Fenaprevi, destacou em seu discurso a necessidade de enfrentar os desafios da previdência privada no Brasil. “É preciso refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para solucionar as pendências causadas pelo enorme déficit de proteção securitária e previdenciária da nossa população. Vencer as dificuldades que já se impõem no presente é prioridade, para podermos reverter essa situação no futuro.”
Na sequência, foram compartilhados detalhes da edição 2024 da pesquisa Percepção dos Brasileiros sobre Proteção e Planejamento, encomendada ao Instituto Datafolha. O estudo revelou desafios significativos para a proteção financeira e chamou a atenção do setor, dos reguladores e dos formuladores de políticas públicas sobre a necessidade de ampliar a adesão da sociedade ao mercado de seguros e previdência privada.
Entre os principais desafios apontados, estão a redução de despesas e a forma como a população utiliza sua renda para gerenciar os custos, de acordo com a renda mensal familiar. Do total de entrevistados, 45% identificaram “reduzir despesas para sobrar renda” como o principal obstáculo ao planejamento financeiro. Outros 42% destacaram dificuldades em gerar receita suficiente para poupar. O estudo também evidenciou uma preferência pelo consumo imediato entre grupos mais jovens, de 25 a 44 anos, o que dificulta a formação de uma reserva financeira.
Além disso, o levantamento abordou o comportamento dos brasileiros em relação aos gastos com itens supérfluos. Entre os entrevistados, 46% afirmaram não possuir despesas desse tipo, alegando não ter onde cortar gastos. No entanto, ao serem questionados diretamente, um quarto (25%) dos participantes admitiu participar de jogos de azar ou apostas online. Ainda nesse contexto, 10% consideraram esses gastos mais importantes do que contratar um seguro de vida.
O Fórum reuniu especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais desafios e oportunidades do setor. Os debates abordaram temas como longevidade, tecnologia, ciência, políticas públicas e o impacto do envelhecimento populacional, com ênfase nas soluções necessárias para garantir a proteção financeira das próximas gerações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>