Segurança Jurídica na Black Friday: 5 Passos Fundamentais para Empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fatima Capucci
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Especialista em Direito do Consumidor e Contencioso Estratégico do PG Advogados orienta varejistas a assumir estratégias que promovam segurança de suas operações e minimizem riscos de problemas jurídicos
A chegada da Black Friday na sexta-feira, 29, deve movimentar R$ 5,22 bilhões no comércio brasileiro, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Caso a projeção se confirme, a movimentação terá crescimento de 0,4% em relação ao ano passado, já descontando a inflação.
Ellen Gonçalves, CEO do PG Advogados, empresa de serviços jurídicos de São Paulo, destaca a importância da preparação das empresas para atender às expectativas dos clientes. Além de fornecer informações transparentes sobre prazos de entrega, disponibilidade de estoque e características técnicas dos produtos, é fundamental estar pronto para responder as dúvidas que possam surgir durante o processo de compra.
“Não se trata apenas de gerenciar logística, estoques e investir em segurança digital, mas também de enfrentar desafios jurídicos. O consumidor está mais consciente, cauteloso e conectado a cada ano, compreendendo melhor o que são promoção e seus direitos e também os canais de defesa disponíveis”, apontou Ellen, que é especialista em Direito do Consumidor e Contencioso Estratégico.
Assim como os consumidores podem se preparar para o período promocional, pesquisando preços com antecedência, comprando de empresas confiáveis, verificando a segurança do site de compra, evitando links suspeitos e utilizando plataformas de pagamento conhecidas e confiáveis, dentre outras medidas de segurança, as varejistas também podem assumir estratégias para garantir mais segurança de suas operações, minimizando riscos de problemas jurídicos.
A maioria das queixas ao Procon São Paulo, por exemplo, relacionam-se ao não cumprimento de ofertas, incluindo não entrega ou demora, desconto oferecido sobre o preço do produto e/ou serviço não é real, produtos/serviços diferentes do pedido ou danificado, mudança de preço ao finalizar a compra e indisponibilidade de produtos ou serviços. “Problemas que podem ser facilmente evitados. Para isso, é preciso planejar estratégias que garantam uma experiência de compra segura e satisfatória ao cliente, principalmente entregando aquilo que se comprometeu”, aponta a advogada.
Confira 5 passos essenciais para empresas garantir uma Black Friday segura:
1. Treine sua equipe: Capacite os profissionais para adotar as melhores práticas respeitando a legislação vigente.
2. Analise tendências: Antecipe possíveis problemas legais com base em tendências do mercado e regulamentações vigentes.
3. Suporte jurídico: Organize uma equipe jurídica de plantão para auxiliar os times de atendimento ao cliente em tempo real.
4. Crie ou revise materiais de apoio: Desenvolva estratégias legais em conjunto com as áreas de negócios para alcançar resultados e mitigar riscos jurídicos.
5. Acolha o cliente: Estabeleça um canal de comunicação específico para atender reclamações e dúvidas dos clientes, resolvendo situações imprevistas de maneira ágil e eficaz.
De acordo com Ellen Gonçalves, o ambiente regulatório está em constante mudança, e as leis de comércio, proteção ao consumidor, tributação e regulamentações específicas do setor podem ser complexas e variar de acordo com a localização geográfica. “Uma consultoria jurídica especializada pode garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis, gerenciando riscos de todos os âmbitos e prestando atendimento humanizado, atendo às expectativas dos consumidores e garantindo a harmonização das relações de consumo que tanto impactam a economia”, finalizou.
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