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Especialistas trazem dicas de segurança e boas práticas para a Black Friday

A Black Friday de 2024 deve movimentar R$ 5,22 bilhões no país, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com tantas ofertas atrativas, aumenta o risco de fraudes e golpes digitais. Para garantir uma experiência de compras segura e vantajosa, especialistas alertam para a importância da adoção de boas práticas que assegurem tanto a proteção de dados quanto uma relação saudável entre lojistas e consumidores.

A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), principal representante de empresas do ecossistema digital, orienta que os consumidores priorizem compras em lojas confiáveis. Para isso, segundo a entidade, é importante verificar se o site apresenta certificados de segurança (como o HTTPS) e evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mails ou redes sociais. Além disso, antes de finalizar a compra, recomenda conferir as condições de troca, devolução e entrega e guardar comprovantes como notas fiscais e e-mails de confirmação, para garantir uma transação tranquila e facilitar a resolução de problemas futuros.

“A Black Friday é uma data importante para o comércio eletrônico, mas ela realmente faz sentido se o comércio adotar práticas que reforcem a confiança e experiência positiva do consumidor, assim essa relação é fortalecida”, ressalta Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net.

Já a EXA, especialista em proteção digital do Grupo FS, oferece orientações específicas para proteger os consumidores contra os golpes mais comuns da Black Friday. Segundo a empresa, muitos golpistas criam links falsos, que imitam sites legítimos, para induzir os usuários a fornecer informações pessoais ou realizar compras em sites fraudulentos. Para evitar cair em armadilhas, segundo a EXA, é essencial verificar cuidadosamente os links antes de clicar e pesquisar o nome da loja em motores de busca para confirmar sua autenticidade.

Para que lojistas promovam uma experiência positiva durante a temporada de compras, a camara-e.net reforça a importância de oferecer descontos reais e transparentes ao consumidor. A associação também destaca que, para garantir a confiança, os sites devem estar preparados para lidar com o aumento de tráfego da Black Friday, e os dados dos consumidores precisam ser protegidos, conforme exige a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Já a EXA recomenda cautela com métodos de pagamento, como transferências via PIX ou boletos de fontes desconhecidas. Uma maneira segura de realizar pagamentos online é optar pelo uso de cartões de crédito virtuais, que protegem os dados bancários e facilitam a contestação de cobranças fraudulentas. A proteção de dados também pode ser aumentada ao criar um e-mail exclusivo para compras online, alerta a empresa, evitando que um possível vazamento de dados afete outras contas pessoais, como redes sociais ou serviços bancários.

Transparência ao consumidor

Tanto a EXA quanto a camara-e.net concordam que, para um comércio eletrônico seguro, a transparência é fundamental. Para os consumidores, isso significa garantir que os sites que frequentam sejam confiáveis, que as ofertas sejam legítimas e que os dados pessoais estejam protegidos. Para os lojistas, isso envolve o cumprimento das normas de segurança, a transparência nas condições de venda e a garantia de que a proteção dos dados dos consumidores seja uma prioridade.


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