Logo
Imprimir esta página

Pesquisa aponta que brasileiros desconfiam que empresas cumprem normas ambientais

Estudo aponta que apenas 23% dos brasileiros acreditam que corporações realmente investem em desenvolvimento sustentável

Apenas 23% dos brasileiros consideram que as empresas estão cumprindo bem ou muito bem seu papel no desenvolvimento sustentável, segundo a pesquisa ESG 360º, realizada pelo Instituto Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation Brasil. O levantamento revela um cenário de ceticismo em relação às práticas corporativas no país, especialmente no combate ao desmatamento, frequentemente apontado como insuficiente.

De acordo com o estudo, 96% dos brasileiros consideram o desenvolvimento sustentável – que envolve o equilíbrio entre crescimento econômico, proteção ambiental e bem-estar social – essencial para o futuro do país. Apesar disso, apenas 34% da população está familiarizada com o termo ESG (Environmental, Social, and Governance) – Ambiental, Social e Governança, em português –, sendo o eixo ambiental o mais mencionado entre os que conhecem o conceito.

Diante da desconfiança dos consumidores, normas como a ISO 14001 e a NBR 16001 surgem como alternativas confiáveis para empresas que desejam estruturar e comprovar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A ISO 14001, focada na gestão ambiental, exige práticas como redução de resíduos, uso consciente de recursos naturais e controle das emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, a NBR 16001 enfatiza a responsabilidade social, promovendo ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Essas normas permitem que as empresas aprimorem continuamente suas práticas e demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade. A certificação, realizada por organismos acreditados pelo Inmetro, fortalece a credibilidade da empresa e aumenta a confiança dos consumidores”, explica Alexandre Xavier, vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Maior transparência

Mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que há pouca transparência sobre projetos empresariais voltados à sustentabilidade – percepção ainda mais acentuada entre os que conhecem o termo ESG.

Além disso, 77% da população defende que “as empresas devem gerar produtos sustentáveis sem transferir os custos para os consumidores”. No entanto, ao serem questionados sobre pagar mais por produtos sustentáveis, os consumidores apresentam opiniões divididas: 38% concordam, 31% discordam e 30% permanecem neutros.

“Para conquistar a confiança dos consumidores, as empresas precisam investir em práticas sustentáveis claras e comunicar suas ações de forma eficaz. A certificação ISO 14001, por exemplo, é uma garantia de que estão seguindo padrões reconhecidos globalmente”, destaca Xavier.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto