Chega ao Brasil o navio CMA CGM Belém que perdeu 99 contêineres ao mar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aparecido Rocha – insurance reviewer
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Chega ao Brasil o navio porta-contêineres CMA CGM Belém, que perdeu 99 contêineres ao mar. O navio atracou no Porto de Santos hoje (04.10.24), após 50 dias da ocorrência do acidente.
O acidente ocorreu enquanto o navio navegava na costa de Richards Bay, na África do Sul, vindo de Cingapura com destino ao Brasil. Além da queda dos contêineres no mar, houve o colapso de vários outros a bordo do navio. Na ocasião, o navio foi redirecionado para Qheberth e, em seguida, para o Porto de Ngqura na África do Sul, onde foi acolhido e ajustou suas cargas para o restante de sua jornada.
Os proprietários dos contêineres que se perderam no mar foram notificados, e aqueles que possuem seguro de transporte internacional acionaram suas seguradoras para o ressarcimento de seus prejuízos.
Agora, a atenção se volta para os contêineres que serão desembarcados. A orientação para aqueles que possuem seguro de suas cargas é acionar suas seguradoras, fornecendo a notificação da ocorrência pela CMA CGM, o Termo de Falta e Avarias (TFA), a fatura comercial e o conhecimento de transporte (BL). Dependendo dos apontamentos no TFA, a seguradora autorizará a nacionalização e definirá o local para uma vistoria, a fim de verificar o estado das cargas para prosseguir com as indenizações.
Aos embarcadores que não possuem seguro, resta entrar com o pedido de ressarcimento diretamente contra o armador. No entanto, esse pode ser um processo moroso, com a possibilidade de aplicação de limites definidos em tratados internacionais, limites esses que podem ser questionados na justiça brasileira.
Quanto à carta de protesto, esse instrumento não se aplica quando o armador registra o acidente. Nesse caso, o registro oficial do incidente pelo armador já serve como documentação adequada para eventuais reivindicações e responsabilidades. Isso significa que, ao documentar o acidente, o armador assume um papel ativo na formalização do ocorrido, tornando desnecessária a apresentação de uma carta de protesto pelos embarcadores ou partes interessadas.
Essa ocorrência reforça a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos aos quais estão expostas, como danos causados por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Avaria grossa no navio One Henry Hudson
- Rota Bioceânica: perspectivas e oportunidades para transporte, logística e seguros
- Balança comercial de outubro de 2025
- Avião da UPS explode nos Estados Unidos
- Exportações do Brasil para os EUA caem 20,3%
- Balança comercial de agosto de 2025 apresenta superávit de US$ 6,133 bilhões
- Tarifaço norte-americano não terá impacto no volume de seguro de transporte exportação
- O crescimento do transporte aéreo de carga destaca a importância do seguro
- Balança comercial de junho de 2025 registra superávit de US$ 5,890 bilhões
- Supostos transportadores de cargas cometem fraude
- Balança comercial de abril de 2025
- DUIMP no contexto do seguro de transporte internacional