Logo
Imprimir esta página

Como a IA pode transformar o futuro da autenticação para melhorar a experiência do cliente?

*Por Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital

A autenticação de identidade é crucial em diversos segmentos, mas ainda é vista como um desafio por parte das empresas, seja pelos custos ou pela falta de confiança nas tecnologias utilizadas. No entanto, com o crescimento do número de usuários de serviços digitais ou remotos, é fundamental pensar em medidas que aumentem a segurança sem prejudicar a experiência e a fluidez nos diversos canais.

A pesquisa CX Trends, da Zendesk, mostra que 80% dos líderes devem aumentar seus orçamentos para a área de atendimento ao cliente ainda em 2024. No mesmo relatório, 66% dos consumidores revelam que é essencial que as interações não interrompam o que eles já estão fazendo, enquanto que para 60% das pessoas as decisões de compra são baseadas no nível de atendimento que recebem.

Diante do cenário atual, é natural que o próximo passo para fortalecer a experiência do cliente sem fricção seja utilizar a Inteligência Artificial (IA), considerada por diversos especialistas como uma das maiores tendências para este e os próximos anos.

Quais são as vantagens da IA na autenticação do cliente?

Um levantamento da Emplifi revelou que 74% dos consumidores mudam de marca quando acham o processo de compra muito difícil. Ou seja, cada vez mais, clientes buscam procedimentos mais simples e ágeis no momento de realizar uma transação ou acessar algum outro tipo de serviço.

Mas como conseguir garantir eficiência, agilidade, segurança e economia nas autenticações em cenários de tantas solicitações e dados? É aqui que a Inteligência Artificial (IA) surge como uma resposta para as principais necessidades das empresas.

Do uso de reconhecimento de voz em chamadas de telefone à análise comportamental, a IA permite interações entre empresas e clientes de maneira mais rápida, fornecendo respostas precisas e imediatas, o que agiliza o atendimento e melhora a experiência do consumidor.

Além disso, a utilização da IA permite a análise de grandes volumes de dados. Ao processar feedbacks, reclamações e tendências de comportamento, permitindo que as empresas entendam melhor as necessidades dos consumidores e ofereçam soluções mais eficientes, antecipando e resolvendo problemas antes mesmo que eles ocorram.

O que esperar para o futuro da autenticação?

Apesar de ainda ser anunciada como tendência, a autenticação baseada em inteligência artificial deve ser interpretada como uma realidade que revolucionou o setor definitivamente.

Poder pensar em um mundo sem senhas, como Bill Gates previu em 2004, só é possível graças a essa tecnologia, que vem se tornando cada vez mais acessível para empresas de diferentes portes e segmentos.

Seja por meio das autenticações biométricas, como a biometria vocal, ou por análise de comportamento, as empresas poderão cada vez mais tomar decisões baseadas em dados, reduzindo custos e ampliando a satisfação de seus clientes. O futuro da autenticação está na Inteligência Artificial

*Marcelo Peixoto é CEO na Minds Digital e tem mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já passou por empresas como IBM, Techbiz, BS2, Banco BMG e BMG Money. Formado em publicidade e propaganda na UniBH e pós-graduado em gerenciamento de projetos na PUC de Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto