Logo
Imprimir esta página

Swiss Re Institute publica hoje o relatório sigma: Resilience Index 2024: encouraging resilience gains, but more is needed

pixabay pixabay

Pontos-chaves:

A resiliência macroeconômica global melhorou em 2023, recuperando totalmente todas as perdas sofridas durante a pandemia de COVID-19 e a recessão em 2020.

O principal impulsionador foi o maior espaço para política monetária, à medida que a inflação em muitas economias diminuiu enquanto os bancos centrais mantiveram as taxas de juros elevadas. O espaço fiscal também se beneficiou do crescimento econômico acima das expectativas.

A resiliência das economias avançadas aumentou, principalmente porque as taxas de juros foram mantidas altas enquanto a inflação caía.

A resiliência das economias emergentes permaneceu estável ano a ano, pois a maioria dos países ajustou a política monetária em 2022 e, em 2023, enfrentou um clima desafiador devido ao dólar americano forte e saídas de capital.

O Swiss Re Institute espera que a resiliência macroeconômica cresça minimamente em 2024, impulsionada pela inflação ainda persistente e pelo aumento dos níveis de dívidas em muitas regiões, pelo crescimento lento dos EUA e pelas quedas nas taxas de juros.

Para se preparar para futuros choques, os legisladores de políticas podem considerar estratégias para apoiar a resiliência macroeconômica a longo prazo, por exemplo, investindo em áreas como mercados de capitais e maior penetração de seguros.

Resiliência das Culturas e o El Niño-Oscilação Sul na América Latina

O El Niño-Oscilação Sul (ENSO) e suas três fases (El Niño, La Niña e Neutro) são flutuações nas temperaturas da superfície do mar do Oceano Pacífico. Tipicamente, o ENSO impacta os padrões de precipitação ao redor do mundo em diferentes graus, às vezes resultando em extremos – inundações (excesso de chuva) e secas (déficit de chuva). A América Latina é particularmente exposta às condições climáticas extremas que o ENSO pode desencadear. Por exemplo, o El Niño está associado a secas no norte da América do Sul, enquanto o La Niña está associado a secas em outras partes do continente.

Secas têm grandes consequências para a produção de culturas, aumentando as perdas de safras e levantando preocupações sobre a segurança alimentar. O déficit de chuvas entre 2019 e 2022, impulsionado pelo fenômeno La Niña, afetou grande parte da América do Sul central, incluindo Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Este período seco coincidiu com os menores rendimentos observados de soja na década no Uruguai, para a safra de 2022-2023. As exportações de soja em maio de 2023 foram reduzidas para 65% do que foi registrado no ano anterior. O Brasil, maior exportador de soja do mundo, enfrentou uma seca persistente devido às condições de La Niña durante 2020-2022, afetando a produção de culturas. As quedas associadas na produtividade contribuíram para o aumento dos preços dos alimentos globalmente. No Brasil, a inflação dos alimentos foi reportada em 8% em 2021.

Os cinco maiores mercados globais de produção agrícola, seus Índices de Resiliência de Seguros de Culturas (SRI) e lacunas de proteção são:

Resiliência de seguros

A resiliência global dos seguros foi estável em 2023.

A mudança mais notável nesse período foi o aumento da resiliência para coberturas de mortalidade, devido ao crescimento da adesão a seguros de vida em mercados emergentes, resiliência à saúde apoiada por mais seguro de saúde privado e uma alta proporção de tempestades convectivas severas mais seguradas que beneficiaram a resiliência a catástrofes naturais, compensada por uma resiliência à saúde mais fraca na região avançada da Ásia.

Três quartos da exposição global a desastres naturais não foram protegidos por seguros em 2023.

O índice global de resiliência de safras foi marginalmente maior em 2023 do que em 2022. A última década viu um enorme progresso, com mercados avançados e a China liderando contribuições para o crescimento da resiliência de safras.

Sobre o Grupo Swiss Re

O Grupo Swiss Re é um dos principais provedores mundiais de resseguros, seguros e outras formas de transferência de riscos baseada em seguros. Com mais de 160 anos de experiência, a companhia aplica novas perspectivas, conhecimento e capital para antecipar e gerenciar riscos – de catástrofes naturais a mudanças climáticas e do envelhecimento da população aos crimes cibernéticos. Com o propósito de ajudar o mundo mais resiliente, sua equipe trabalha com excelência técnica e de atendimento, desenvolvendo soluções inteligentes e personalizadas para clientes no mundo inteiro. O Grupo Swiss Re está organizado em três Unidades de Negócios, cada uma com estratégia e objetivos diferentes, que contribuem para a missão geral do Grupo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto