Logo
Imprimir esta página

Feedback coletivo: quais momentos a devolutiva é necessária nas empresas?

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Aquela reunião em que o chefe chama todos os colaboradores para alinhar expectativas, trazer queixas dos clientes e mostrar o que precisa ser feito, não precisa ser temida. Reclamações sobre a abordagem no teleatendimento ou falta de conhecimento sobre serviços essenciais por parte de operadores de caixa de supermercados, por exemplo, podem compor uma série de reclamações sobre atendimento que o gestor de RH precisa solucionar. Será que essas reclamações são reais? Se forem, o problema está em algum colaborador ou no time inteiro?

Sem essa reunião de feedback coletivo, os problemas seguirão acontecendo, afastando cada vez mais o público e colocando em risco não apenas o emprego de cada colaborador, mas de toda a empresa.

Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, reclamações de clientes são mais que indícios de que algo está errado: é um retorno de que os clientes gostam da empresa:

“Normalmente, o cliente que faz a reclamação quer é que o serviço a que está acostumado seja bem feito. Por esta razão, faz a reclamação ao invés de mudar para o concorrente. Isso é um presente para cada empresa. Cabe ao gestor fazer esse filtro, entender o que acontece e tentar conversar para solucionar tais demandas”.

A ideia de que essa reunião é para demissão precisa ser desmitificada. A devolutiva sempre vem acompanhada de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para identificar soluções, entender as características de cada membro do time e criar estratégias para potencializar a performance individual ou coletiva:

“Feedback não é uma bronca sem motivo, assim como não é uma ameaça. É um processo em que a empresa reúne o que encontra de errado para criar oportunidades de crescimento, ajustar as tarefas com cada talento e trabalhar com o melhor de cada indivíduo”.

Descobrindo novos cenários

Para Karina, o feedback pode servir para ajustar tanto times de trabalho quanto ações individuais além da própria empresa. Nessas conversas, cabe ao gestor descobrir mudanças que podem impactar a permanência de modelos, de colaboradores e o crescimento na empresa.

“O gestor precisa ir além, não basta apenas conhecer os conceitos dos testes comportamentais, mas tem que estudar o que está acontecendo, em equipe e individualmente, investigar corretamente para encontrar o que precisa ser feito. O objetivo é alinhar pontos e criar condições de autodesenvolvimento” finaliza a especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto